Postado em 04 de Novembro de 2021 às 17h18

Programa Empreender: workshop capacita coordenadores de núcleos empresariais em Chapecó

Encontro nesta quinta-feira (4) reuniu representantes de associações empresariais do oeste

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Melhorar a produtividade e a gestão dos negócios, estimular e facilitar o trabalho colaborativo por meio dos núcleos empresariais para encontrar soluções e benefícios comuns. Esses são os objetivos do Programa Empreender, uma iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e do Sebrae/SC, em parceria com as Associações Comerciais e Industriais (ACIs) do Estado.
Para estimular e impulsionar a atuação do Programa, o Sebrae/SC e a Facisc estão promovendo workshops em todo o Estado. No total, serão oito encontros, sendo o último em Criciúma, no sul do Estado, no dia 18 deste mês. Nesta quinta-feira (4) foi a vez de Chapecó receber o Workshop para Coordenadores de Núcleos, que ocorreu na sede do Sebrae/SC com participação de 65 coordenadores, vice-coordenadores e consultores de núcleos da região oeste. Na regional, existem 63 núcleos que integram 1.047 nucleados de Chapecó, Concórdia, Galvão, Pinhalzinho, São Lourenço do Oeste, São Carlos, Xaxim e Xanxerê. Nas 148 ACIs que compõem do Sistema Facisc, existem quase 600 núcleos com 8,5 mil empresas nucleadas.
O workshop teve o objetivo de aproximar o Sebrae das Associações Empresariais e mostrar o papel da entidade e da Facisc no Programa Empreender. “Temos um objetivo em comum que é melhorar a produtividade e a gestão dos negócios”, frisou o gestor do Programa Empreender/Sebrae em Santa Catarina, Luciano Silva, ao acrescentar que o trabalho promovido é uma união de esforços para beneficiar as empresas.
Durante o evento, foram apresentas as soluções que o Sebrae/SC oferece e explanados temas sobre liderança, o plano de ação dos núcleos para 2022, além de promover a troca de experiências, o networking e ouvir o que as empresas esperam de melhorias para o Programa Empreender. Também foram apresentados dois cases: o Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) abordou a liderança dentro do grupo e o Conselho de Núcleos da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo) falou sobre a importância do planejamento.
Entre as soluções disponibilizadas aos núcleos, está o Programa de Aceleração de Núcleos Empresariais (PAN), iniciativa da Facisc e do Sebrae/SC. O propósito é aumentar a competitividade das microempresas (ME), microempreendedores individuais (MEI), empresas de pequeno porte (EPP) e produtores rurais do Sistema Facisc, integrantes dos núcleos setoriais do Programa Empreender, por meio de projetos que contemplem em suas propostas os eixos de produtividade, gestão empresarial e acesso ao mercado.
DESENVOLVENDO O ASSOCIATIVISMO
O primeiro vice-presidente da Facisc, Elson Otto, ressaltou que o Empreender desenvolve o associativismo e fortalece os pequenos negócios. “É uma oportunidade de desenvolvimento. Mas o que faz a diferença nos núcleos é a participação”, sublinhou. O presidente da ACIC, Nelson Akimoto, enfatizou sobre o trabalho voluntário. “São pessoas que disponibilizam seu tempo para adquirir conhecimentos e compartilhar com as empresas, o que contribui para o desenvolvimento de toda a comunidade. Os núcleos movimentam e fazem a diferença dentro da Associação”, salientou.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, reforçou que os núcleos são uma estratégia muito inteligente. “O trabalho é realizado a partir de demandas que vêm dos grupos de empresários, de maneira planejada. O grande diferencial dos núcleos é a organização em grupos, a integração e a sinergia que existe, o que possibilita benefícios que não seriam possíveis alcançar de maneira individual”.
Para o vice-presidente regional oeste da Facisc, Milvo Zancanaro, a Federação e o Sebrae/SC têm papel fundamental para impulsionar e inspirar. “Os nucleados buscam desenvolvimento, fazendo um grande trabalho em prol da região”, realçou. A diretora de Desenvolvimento de Núcleos Empresariais da ACIC, Cleunice Zanella, ressaltou que o período atual é de planejamento dos núcleos para 2022. “Os coordenadores têm um papel importante nesse trabalho, pois é a partir de um bom planejamento, com ações atrativas e criativas, que será possível envolver os nucleados e trazer mais pessoas para integrar esse movimento”, enfatizou, ao acrescentar que a ACIC possui 14 núcleos, sendo que dois iniciaram as atividades durante a pandemia. “A ACIC está aberta para conexões com outras Associações, pois essa troca nos fortalece”, reforçou.
SAIBA MAIS SOBRE OS NÚCLEOS
Os núcleos são grupos de trabalho formados por empresas associadas às ACIs, os quais oportunizam aumento da competitividade, promoção do setor e desenvolvimento das organizações com a troca de conhecimento, auxiliando na criação de novas estratégias. Também incentivam a busca de novos mercados, tecnologia, inovação e desenvolvem lideranças. O princípio dos núcleos é a união, sendo que os benefícios são alcançados por meio de ações coletivas, constituindo-se em alternativas que viabilizam as atividades econômicas e um caminho efetivo para participar do mercado em melhores condições de concorrência. Os núcleos oportunizam viver o associativismo na prática. 

Veja também

Voltar para (Blog)