Postado em 22 de Outubro de 2019 às 16h48

Estudantes da área da saúde recebem orientações sobre finanças

Capacitação enfatiza gestão de clínicas e consultórios médicos

Educação financeira, gestão estratégica, venda de serviços de saúde e dia a dia do consultório são alguns dos temas abordados no Programa de Formação em Finanças para 40 acadêmicos dos cursos de Medicina e Odontologia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). A capacitação que prevê 24 horas/aulas prossegue até o dia 30 de novembro, com encontros aos sábados na universidade. A iniciativa é da Unicred com apoio do Sebrae/SC e da Unochapecó.
Os conteúdos têm ênfase para a gestão de clínicas e consultórios médicos. O consultor credenciado ao Sebrae/SC, Sergio Vicari, explica que o atendimento personalizado ao cliente é fundamental na área da saúde, principalmente, para permanência e sobrevivência no mercado. “As competências dos profissionais de saúde remetem a assumir a resolução de problemas, a proatividade, a motivação pessoal, a trabalhar bem em equipe e a buscar informações para a tomada de decisões”, relata.
Vicari avalia essa iniciativa como fundamental porque além da formação técnica de suas áreas de estudo os acadêmicos estão se preparando para ingressar no mercado. “A partir da formação eles se tornam empreendedores e precisam ter conhecimentos sobre gestão e controles financeiros, pois ao terem suas clínicas ou consultórios, o atendimento estará voltado à melhoria da qualidade de vida de seus pacientes e para se ter sucesso é imprescindível o planejamento”, complementa ao relatar que no primeiro encontro foi abordada a possibilidade da realização de novas turmas do programa em função da quantidade de pessoas interessadas.
“Com a idealização deste programa em parceria com o Sebrae/SC, vamos oferecer aos participantes aulas sobre educação financeira, gestão estratégica, venda de serviços de saúde, dia a dia do consultório, orçamento pessoal, crédito e endividamento, investimentos, entre outras temáticas. Conteúdos estes, que normalmente não estão na grade curricular das universidades da área da saúde, mas, são essenciais para a formação dos profissionais, que na maioria das vezes acabam fazendo a gestão de seus consultórios e clínicas e necessitam destes conhecimentos para que possam ter uma carreira sólida e financeiramente saudável”, destaca o presidente da Unicred Desbravadora Sul, Marcos José Karpinski ao comentar que o programa também está alinhado aos princípios do cooperativismo e ao DNA da Unicred de proporcionar educação, formação e informação à sociedade.
O gerente regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, enaltece essa importante parceria entre Unicred, Sebrae e Unochapecó para disponibilizar esse programa pioneiro no formato. “O empreendedorismo faz parte do contexto de qualquer atividade profissional, por isso é relevante conhecer as práticas adotadas para obtenção de resultados. Agora esses conhecimentos são disponibilizados aos profissionais que estão sendo formados pela universidade e são preparados por intermédio da iniciativa da Unicred e da metodologia do Sebrae”, ressalta.
O programa também abordará os temas de: definição de indicadores de desempenho e metas, utilização dos recursos disponíveis; gestão financeira, cálculo dos custos fixos e variáveis, definição de preço mínimo dos procedimentos clínicos e análise de sensibilidade de resultados. Além disso, será trabalhada a gestão de vendas de serviços de saúde, marketing, gestão de funcionamento de um consultório, educação financeira, relação com o dinheiro e investimentos. 

Veja também

Voltar para (Blog)