eSocial é foco de capacitação para Sindicatos Rurais do planalto serrano e vale do Itajaí
Colaboradores e dirigentes dos Sindicatos Rurais do Planalto Serrano e do Vale do Itajaí, bem como equipes técnicas do Sistema FAESC/SENAR-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) participaram de treinamento virtual, nesta quarta-feira (10), sobre o eSocial. A iniciativa foi a terceira edição do curso que atendeu todas as regiões do Estado. Os dois primeiros eventos capacitaram representantes do oeste, meio oeste, extremo oeste, norte e sul.
A abertura do curso, que teve como tema “Chegou a hora! E agora? eSocial, CAEPF, EFDReinf”, foi conduzida pela coordenadora do Departamento Sindical da FAESC, Andreia Barbieri Zanluchi, e pelo presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, que reforçaram a importância da iniciativapara facilitar o dia a dia dos Sindicatos, mantendo-os preparados para orientar os produtores rurais sobre o assunto.
Com esse cronograma de treinamentos, que terá mais uma etapa para cada região, aliado a outras ações, já realizadas sobre o assunto, estamos oferecendo todo o suporte necessário para que seja possível auxiliar com segurança os contribuintes do campo a se adaptarem às novas regras que envolvem o e-Social”, observou Pedrozo.
A capacitação foi conduzida por Emerson Cardoso Gava, do Departamento de Arrecadação do SENAR/SC, que apresentou o conceito de eSocial, CAEPF, EFDReinf, DCTFweb, bem como o cronograma das obrigações fiscais. O palestrante também detalhou aspectos relacionados aos documentos de arrecadação dos tributos federais; acesso ao sistema; enquadramento do produtor rural; comercialização da produção rural; interpretação dos layouts; eventos da comercialização rural no eSocial; eventos da aquisição de produção rural na EFDReinf; situações práticas do produtor rural e a atividade para oficina de trabalho.
Elaborado pelo Governo Federal, o eSocial é o sistema eletrônico de registro que unifica a administração de informações relacionadas aos trabalhadores e às leis trabalhistas. Com a implantação desse sistema, os empregadores precisam comunicar ao governo as informações relativas aos seus empregados, como vínculos, contribuições previdenciárias, folhas de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, entre outros.
Veja também
Câmera Termográfica previne lesões nos atletas do clube27/Out/202027/10/20há 5 anos Terça-feira, 27 de Outubro de 202027/10/2020Equipamento adquirido pela cooperativa médica será utilizado no Centro de Treinamentos do time...
Prefeito destaca compromisso da agroindústria com a continuidade da produção23/Mar/202023/03/20há 5 anos Segunda-feira, 23 de Março de 202023/03/2020O prefeito de Chapecó Luciano Buligon manifestou na sexta-feira (20), durante entrevista transmitida em live pelas redes sociais, sua confiança e otimismo em relação à continuidade da produção......