Rede de ensino do SESI e do SENAI oferece ensino médio integrado à metodologia Steam, que prioriza o ensino da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática
A Escola S – rede integrada pelo SESI e pelo SENAI – oferece aos estudantes um ensino diferenciado, aliando atividades virtuais e presenciais e priorizando a aprendizagem baseada na solução de problemas. O modelo de educação tem foco no fortalecimento do aprendizado por meio de situações desafiadoras, com projetos práticos que engajam os estudantes, contribuindo para a aproximação do mercado de trabalho com situações reais do dia a dia. Também desenvolve competências necessárias ao profissional do século 21, como a criatividade e o trabalho em equipe.
O ensino médio com itinerário Steam é uma proposta inovadora da Escola S. Steam é a sigla para ciência (science), tecnologia (technology), engenharia (engineering), artes (arts) e matemática (mathematics). A proposta aumenta o engajamento necessário para aproximar os estudantes dos conhecimentos científicos e tecnológicos, a fim de desenvolver competências e habilidades vinculadas às quatro áreas do conhecimento de maneira integrada. Os espaços contêm todos os equipamentos e dispõem da infraestrutura necessária para que os alunos possam colocar a “mão na massa”, criando e desenvolvendo projetos, construindo protótipos inovadores e utilizando a criatividade combinada com tecnologia para a resolução de problemas.
De acordo com o coordenador regional de Educação Básica do SESI SENAI, Márcio Gonçalves da Rosa, a Escola S prepara para a vida. “A metodologia busca trazer sentido para o ensino por meio de unidades curriculares que estão alinhadas com as profissões do futuro como robótica, aplicativos e games, fabricação digital e modelamento geométrico, design thinking e empreendedorismo. Nosso material didático é totalmente digital e isso facilita ter a informação atualizada”, frisa. Outro grande diferencial são as ofertas de contraturno escolar, como o ensino bilíngue e as oficinas preparatórias para o ENEM desde o primeiro ano do ensino médio. “No contraturno os estudantes podem participar de programas estruturados que estimulam o aprofundamento em tecnologias, raciocínio lógico-matemático e letramento científico”, acrescenta Márcio.
A partir de 2022 a Escola S terá um clube de descontos com empresas parceiras que proporcionará descontos para estudantes e familiares.
aprendizagem autônoma e participativa
Na Escola S o estudante é estimulado a refletir sobre problemas reais e descobrir como solucioná-los na prática. São trabalhadas as dimensões cognitiva (desenvolvimento de competências intelectuais), afetiva (emocional, sentimentos, valores, apreciação, entusiasmo, motivação, atitudes, juízos, opiniões) e psicomotora (movimento físico, sentidos, coordenação, áreas motoras e sensoriais).
Márcio frisa que, de acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), as próximas décadas serão marcadas por um ensino que leve em conta a aprendizagem autônoma e participativa. “É aí que entram recursos como a gamificação, a sala de aula invertida e o estudo baseado em projetos e contextualizado. Temos priorizado o aprendizado ao longo da vida, contínuo e integrado às rotinas diárias, extrapolando os sistemas escolares formais. Buscamos oferecer um ensino que tenha significado para o aluno, em que ele seja estimulado de maneira voluntária, proativa e permanente, e que ele faça sua autogestão nesse caminho”, detalha.
PROTOCOLOS CONTRA COVID
Durante a pandemia, a rede SESI SENAI deu continuidade às atividades, utilizando diversas tecnologias educacionais como o Google for Education, o Meet, para as aulas ao vivo, e a plataforma Geekie One, um repositório no qual os estudantes podem consultar materiais e fazer atividades. Recursos cada vez mais populares, como o Whatsapp e o Telegram, também foram essenciais em algumas atividades.
A supervisora do ensino médio, Aline Carla Dalmutt, salienta que estão sendo seguidos todos os protocolos de segurança contra covid-19. “As aulas voltaram a ser presenciais, mas integradas com aulas virtuais. Os alunos do primeiro e do segundo ano ainda fazem escalonamento e os do terceiro ano estão vindo todos presencialmente, pois a turma é menor. Priorizamos o retorno do terceiro ano por ser um momento importante na vida dos estudantes, um período de escolhas”, informa, ao acrescentar que é mantido o distanciamento e uso de álcool 70%. Antes de entrar na escola, os estudantes também respondem ao aplicativo Cora, iniciativa do SESI que faz monitoramento diário sobre o estado de saúde.
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