Postado em 21 de Outubro de 2024 às 10h22

Daiane Albuquerque assume presidência do Simpósio Brasil Sul de Avicultura

Guilherme Lando Bernardi passa o cargo de presidente da comissão científica do SBSA para a doutoranda em Zootecnia, Daiane Albuquerque

A nutricionista de frangos de corte e matrizes na Aurora Coop, Daiane Carla Kottwitz Albuquerque, assume a frente do Simpósio Brasil Sul de Avicultura (SBSA). (Foto: Arquivo pessoal)

Pela primeira vez, uma comissão científica de um Simpósio Brasil Sul será liderada por uma mulher. A nutricionista de frangos de corte e matrizes na Aurora Coop, Daiane Carla Kottwitz Albuquerque, assume a frente do Simpósio Brasil Sul de Avicultura (SBSA). O anúncio foi feito na última semana durante reunião híbrida entre a diretoria do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) e membros da comissão científica.
O evento, promovido pelo Nucleovet em Chapecó (SC), completou 24 edições neste ano e é considerado o maior evento técnico-científico do setor na América Latina. Entre os dias 8 e 10 de abril de 2025, o SBSA reunirá médicos veterinários, zootecnistas, técnicos, profissionais de agroindústrias, pesquisadores e produtores rurais para debater tendências, inovações, avanços, desafios e o futuro da avicultura.
À frente da comissão desde 2019, Guilherme Lando Bernardo destacou que o papel do presidente é apenas uma peça de um trabalho coletivo, realizado por muitas mãos, tanto na comissão científica quanto em outros setores. “Acredito que estamos concluindo um belo ciclo. Esses anos foram extremamente gratificantes, e trabalhar com pessoas tão dedicadas e comprometidas foi uma experiência incrível. Tenho plena confiança de que a transição será tranquila e que o trabalho continuará com a mesma qualidade”, afirmou Guilherme, ao expressar seu apoio e confiança na sucessora.
O presidente do Nucleovet, Tiago José Mores, valorizou o trabalho realizado em prol do Simpósio e desejou sucesso ao profissional na nova jornada. “Entendemos que essa renovação trará um novo alento à equipe, especialmente com a aproximação do 25º SBSA. Estamos empenhados em fazer desta edição um marco, principalmente considerando que a pandemia impactou os planos da vigésima edição. Reconhecemos os enormes desafios enfrentados por Guilherme, especialmente durante a pandemia, e o papel fundamental que desempenhou em defesa do núcleo”, assinalou.
Mores enfatizou o voto de confiança depositado na nova presidente e evidenciou que a diretoria permanece à disposição da comissão para apoiar a organização de mais um evento de excelência. O presidente ainda recordou a contribuição de Daiane em diversas áreas, especialmente nas comissões social e de comunicação.
Na oportunidade, também foram apresentados os novos membros da comissão científica do SBSA. Os pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves Clarissa Silveira Luiz Vaz e Gerson Neudi Scheuermann passam a integrar a comissão por meio da parceria entre o Nucleovet e a Embrapa, alinhada em 2024. “Essa colaboração contribuirá demasiadamente para elevar o nível técnico dos Simpósios e torná-los ainda mais completos e relevantes para o setor”, salientou Mores.  
UMA NOVA JORNADA
Associada ao Nucleovet há 10 anos, Daiane Albuquerque aceitou a oportunidade de iniciar essa nova caminhada e assegurou seu compromisso em trabalhar para elevar ainda mais a qualidade do evento já reconhecido internacionalmente. “Receber o convite da diretoria para liderar a comissão científica é um grande desafio, especialmente por lidarmos com Simpósios de alto nível. Quando o padrão já é elevado, a missão se torna ainda mais complexa: manter e melhorar a qualidade. No entanto, acredito no trabalho em equipe, e sei que essa tarefa é feita por muitas mãos dedicadas. Estamos todos comprometidos em garantir que a próxima edição do Simpósio Brasil Sul de Avicultura seja memorável”, sublinhou a nova presidente.
A importância de uma mulher estar à frente dessa tarefa foi relatada pela diretora social do Nucleovet, Aletéia Balestrin, que frisou a satisfação de ter uma colega liderando essa grandiosa comissão. “É muito simbólico que isso ocorra justamente na edição em que celebramos os 25 anos do evento. Estamos muito orgulhosos de termos, pela primeira vez, uma mulher presidindo a comissão científica. Em uma sociedade que valoriza cada vez mais a participação feminina, o núcleo se posiciona na vanguarda, especialmente considerando que as universidades formam um número crescente de mulheres em áreas como zootecnia e medicina veterinária”, concluiu Aletéia.
SOBRE A PRESIDENTE
Daiane Carla Kottwitz Albuquerque é formada em Zootecnia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e mestre em Produção Vegetal pela Universidade de Passo Fundo (UPF). É especialista em Nutrição de Aves e Suínos pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e doutoranda em Zootecnia pela Udesc. Atualmente, trabalha como nutricionista de Frangos de Corte e Matrizes na Aurora Coop. 

O anúncio foi feito na última semana durante reunião híbrida entre a diretoria do Nucleovet e membros da comissão científica. (Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação) 

Diretora social, Aletéia Balestrin, presidente da comissão científica do SBSA, Daiane Albuquerque, ex-presidente da comissão científica, Guilherme Lando Bernardi e presidente do Nucleovet, Tiago José Mores. (Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação)

Veja também

Nota da Faesc – 24.06.2224/06/22   A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) vem manifestar-se publicamente em face do novo patamar de preços que o leite e os demais produtos lácteos alcançaram, ultimamente, no mercado interno. Contra a vontade dos produtores rurais e das indústrias de laticínios, vários fatores adversos, ao longo dos......

Voltar para (Blog)