Equipes dos Sindicatos Rurais recebem capacitação sobre o eSocial
“Chegou a hora! E agora? eSocial, CAEPF, EFDReinf” foi o foco do treinamento on-line que reuniu as equipes e os dirigentes dos Sindicatos dos Produtores Rurais do oeste, meio oeste e extremo oeste, nesta sexta-feira (5). A iniciativa foi do Sistema FAESC/SENAR-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e representou a primeira de uma série de treinamentos que contempla todas as regiões do Estado.
A abertura foi conduzida pela coordenadora do Departamento Sindical da FAESC Andreia Barbieri Zanluchi e pelo presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, que enfatizaram a importância da iniciativa para que os profissionais dos Sindicatos estejam preparados para atender e orientar os produtores rurais sobre o eSocial, CAEPF, EFDReinf e DCTFweb. “Com esse cronograma de treinamentos que iniciou hoje, aliado às demais ações que realizamos com as entidades sindicais, estamos oferecendo todo o suporte necessário para que seja possível auxiliar com segurança os contribuintes do campo a se adaptarem às novas regras”, observou Pedrozo.
A capacitação foi conduzida por Emerson Cardoso Gava, do Departamento de Arrecadação do SENAR/SC, que iniciou sua explanação destacando o conceito de eSocial, CAEPF, EFDReinf, DCTFweb e apresentou o cronograma das obrigações. O palestrante também detalhou aspectos relacionados aos documentos de arrecadação dos tributos federais; acesso ao sistema; enquadramento do produtor rural; comercialização da produção rural; interpretação dos layouts; eventos da comercialização rural no eSocial; eventos da aquisição de produção rural na EFDReinf; situações práticas do produtor rural e a atividade para oficina de trabalho.
Elaborado pelo Governo Federal, o eSocial é o sistema eletrônico de registro que unifica a administração de informações relacionadas aos trabalhadores e às leis trabalhistas. Com a implantação desse sistema, os empregadores precisam comunicar ao governo as informações relativas aos seus empregados, como vínculos, contribuições previdenciárias, folhas de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, entre outros.
Itapiranga assegura excelência no status sanitário do rebanho08/Jun/202008/06/20há 4 anos Segunda-feira, 08 de Junho de 202008/06/2020A bovinocultura leiteira é a atividade econômica de maior base social em Itapiranga, no extremo oeste catarinense, com 600 famílias envolvidas. Para aumentar a lucratividade do produtor, por qualidade e comprovação de......
28º Integracoop: esporte, cooperativismo e emoção marcam encontro em Chapecó14/Nov/202214/11/22há 2 anos Segunda-feira, 14 de Novembro de 202214/11/2022Atividade, que teve participação de 1.600 atletas em 19 modalidades, encerrou no sábado (12) com grande expectativa para a próxima edição que ocorrerá em Concórdia ...