Postado em 03 de Maio de 2022 às 10h11

Empretec Rural de Seara surpreende participantes pelos resultados

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Cachaça, cri-cri de nozes, docinho, fertilizante orgânico e massa caseira foram os itens produzidos e comercializados, na última semana, pelos participantes do Empretec Rural de Seara – que é o maior seminário de empreendedorismo do mundo. O trabalho planejado em equipe e o comprometimento dos participantes resultaram em uma receita bruta de R$ 25 mil e um lucro de R$ 17 mil. O seminário foi uma realização do Sebrae e do Sistema Faesc/Senar-SC. Contou com apoio da Administração Municipal, do Sindicato Rural de Seara, da Associação Comercial e Industrial de Seara (ACIS), da Sala do Empreendedor, do Programa Cidade Empreendedora, do Sescoop/SC e da Copérdia.
Participaram 19 representantes dos municípios de Chapecó, Marema, Quilombo, Seara e Xavantina. No encerramento do Seminário os participantes relataram os principais aprendizados durante a imersão de 60 horas, a exemplo de aprender a definir a colheita desejada para poder plantar; a importância de monitorar sistematicamente o negócio; a necessidade de desenvolver e manter as relações sociais, a contribuição do planejamento e o estabelecimento de metas para alcançar os objetivos propostos.
Carla Biasoli, de 18 anos de Marema, relatou que com o Empretec Rural aprendeu que é mais capaz do que imaginava. Edisséia Sordi, 30 anos de Seara, comentou sobre a importância de ter calma e pensar antes de agir. Daniel Theobald, 30 anos de Seara, afirmou que, independentemente, das circunstâncias é possível fazer acontecer. Outros empretecos também comentaram que a chave do negócio é compreender a importância da busca de oportunidade, da iniciativa, da persistência, do comprometimento para aprimorar os conhecimentos, da união, de compartilhar experiências e de executar de maneira deliberada/pensada.
O seminário foi conduzido pelos facilitadores Jaime Folle, Olavo de Geroni e Tarcísio Kirch, e acompanhado pela coordenadora estadual do Empretec no Sebrae/SC, Eliane da Rosa Figueira Costa.
PRÓXIMAS EDIÇÕES
O Empretec é o maior seminário de empreendedorismo do mundo, com a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado no Brasil pelo Sebrae há mais de 25 anos. Com realização conjunta Sebrae/SC e Faesc/Senar serão promovidas 50 turmas em todo o território catarinense até novembro deste ano, o que beneficiará aproximadamente 1.200 empreendedores rurais. O Empretec Rural tem vagas limitadas. Mais informações sobre as próximas turmas 2022, procure o Sebrae/SC na sua região. O público-alvo são empreendedores rurais (produtores de pequenas propriedades) das áreas de produção vegetal (hortifruticultores, produtores de grãos, empreendedores de reflorestamento etc), de produção animal (criadores de gado, suínos, frango etc) e aquicultura.
O propósito da capacitação é aumentar a rentabilidade da propriedade, estimular novos negócios, entre outros. No Empretec Rural são ampliadas as capacidades de detectar oportunidades de negócios, estabelecer metas desafiadoras, melhorar sua eficiência, aumentar os lucros em situações complexas, satisfazer os clientes, testar modelos de negócios e condições de viabilidade mercadológica, operacional e financeira. A proposta também incentiva a inovação em processos, produtos e serviços; a adoção de práticas sustentáveis; a utilização de múltiplas fontes de informação; o desenvolvimento da autorresponsabilidade e o reforço da autoconfiança.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite

Veja também

Família Appelt evolui na bovinocultura leiteira com auxílio do Encadeamento Produtivo25/06/21   Aprimoramento da gestão empresarial, organização da propriedade, aumento da produtividade, incremento de renda e ganho do tempo em família. Esses são alguns dos impactos positivos do projeto “Encadeamento Produtivo Cooperativa Aurora Alimentos: Suínos, Aves e Leite” na propriedade rural do casal Marcos Appelt e Marisete Barp Appelt, da linha Canela......

Voltar para (Blog)