Postado em 29 de Setembro de 2023 às 17h23

Empreendedorismo na Enfermagem

Sebrae/SC e Udesc lançam e-books para auxiliar na estruturação de negócios nessa área

Sebrae/SC e Udesc lançaram três e-books com conteúdos exclusivos para a categoria de Enfermagem (Foto: Divulgação).

Incentivar o empreendedorismo na área da saúde, disponibilizar informações de como estruturar um negócio e inspirar ideias para Clínicas de Enfermagem. Com esses objetivos o Sebrae/SC e a Udesc Campus Chapecó lançaram recentemente em Chapecó, no oeste catarinense, três e-books com conteúdos exclusivos para a categoria de Enfermagem. São eles: “As 10 características de pessoas empreendedoras no segmento de Clínicas de Enfermagem”; “Plano de Negócios – Clínica de Enfermagem” e “Ideia de Negócio – Clínica de Enfermagem”.
A ideia surgiu a partir de estudos da professora de Enfermagem Jouhanna do Carmo Menegaz, que atua como membro da Comissão Nacional de Inovação e Empreendedorismo do Conselho Federal de Enfermagem (CNIE-Cofen) e coordena o Grupo de Trabalho de Empreendedorismo do Coren-SC. “Pesquiso sobre o tema empreendedorismo de negócios na enfermagem há quatro anos, mas a temática para essa finalidade é muito escassa, não somente em nosso estado, mas no país. Então, ao identificarmos essa carência estruturamos a proposta para que possa contribuir no fomento de novas empresas”, explicou.
A proposta dos e-books foi constituída a partir da metodologia padronizada e disponibilizada pelo Sebrae para solução de ideias de negócio. “Dentro dos parâmetros sugeridos organizamos uma equipe composta por professores, estudantes da graduação e da pós-graduação para elaborar conteúdo específico de empreendedorismo na área de atuação da enfermagem”, comentou. Integraram essa comissão editorial a professora Jouhanna, os graduandos Elisa Latauczeski da Silva, Julia Souza e Caroline Teodoro e o mestrando Matheus Moraes Silva.
Essa comissão consultou a legislação específica e relacionada com a enfermagem, pesquisou alguns elementos da área e realizou análise de mercado com ênfase para as possibilidades desse segmento. “Agora pretendemos disseminar os e-books na rede de universidades brasileiras para que sejam utilizados em disciplinas optativas relacionadas ao empreendedorismo. Temos certeza que serão fontes importantes de consulta”, antecipou a professora.
Para a professora Dra. Marta Cristiane Alves Pereira, coordenadora da CNIE-Cofen e coordenadora da Humane Inovação em Saúde da EERP-UPS, o próprio significado da palavra “empreender” já evidencia os desafios do empreendedorismo, o que não é diferente na Enfermagem. “Por isso, o lançamento dos e-books são uma prova incontestável para os profissionais e os estudantes dessa área de que eles não estão sozinhos e que podem superar os desafios de transformar um sonho em realidade, uma ação em inovação”.
Marta ressaltou que a inovação deve ser sustentável, replicável e escalonável para causar impacto real e significativo na vida de muitas pessoas que buscam por mais saúde e bem-estar. “E, lógico, que traga também mais prosperidade, realização pessoal e profissional para o próprio enfermeiro empreendedor ao trilhar uma jornada de vida que faça sentido, transformando a si próprio”, analisou.
De acordo com o analista de negócio do Sebrae/SC, Arildo Jacobus, essa foi a primeira vez que o Sebrae produziu um material baseado em pesquisas e estudos de uma universidade. “Considero, particularmente, uma das melhores ações deste ano executadas pela Unidade de Atendimento do Sebrae em Chapecó. Isso porque a ideia de negócio da Clínica de Enfermagem é totalmente disruptiva, pois abre um universo de opções para os profissionais da área”, analisou.
OPORTUNIDADES
Jouhanna complementou que já foi identificada uma iniciativa de introdução de disciplinas de empreendedorismo na graduação de Enfermagem. Também há um processo de parceria em construção com o Conselho Federal de Enfermagem e o Sebrae Nacional para disponibilizar os materiais na plataforma https://cofenplay.com.br/, que ficarão acessíveis aos profissionais de enfermagem do país.
Anterior a produção do e-books, a Udesc Campus Chapecó já projetava a implementação de uma Empresa Júnior. A iniciativa está em processo de regulamentação junto à Federação de Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina (FEJESC), desde o fim de 2022. A ideia surgiu após a participação em eventos voltados ao empreendedorismo universitário a exemplo do Reuni Challenge – maior competição empreendedora – e do Startup Weekend, que estimulam a criação de negócios inovadores.
“A Enfermagem era ainda o único curso da Udesc Oeste a não ter uma Empresa Júnior (EJ), provavelmente, porque o conceito de empreendedorismo na Enfermagem é relativamente recente e há pouco incentivo para a classe. A EJ é uma empresa com lucro voltado para ela mesma e para a universidade, então, os alunos não recebem monetariamente pelos serviços prestados, porém ganham uma experiência única de aprender a empreender com gestão de pessoas, de metas, produto vendido (ainda a ser definido) e conhecimentos em áreas ampliadas ao ensino regular do curso”, observou a estudante Elisa Latauczeski da Silva. 
Para ela os alunos que participarem da EJ terão um imenso diferencial no mercado de trabalho por terem vivido na prática muito mais do que somente o ensino padrão da universidade. “Sem dúvida, é uma iniciativa ótima. Agrademos ao incentivo da professora Jouhanna que sempre nos motivou a participar dos eventos de empreendedorismo universitário”, finalizou. Além de Elisa, também integram a implementação da Anna Nery Empresa Júnior de Enfermagem (ANEJE) as estudantes Caroline Teodoro, Samara Baldessar GhizoniJulia Souza da Silva.
A professora Jouhanna observou que os e-books produzidos servirão como subsídio para as estudantes identificarem em que área atuarão e como planejarão as ações da empresa.
Atualmente, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) regulamenta mais de 60 especialidades, que proporcionam o empreendedorismo em diferentes áreas. Entre os exemplos estão estética, tratamento de feridas e cuidados com estomias (estomaterapia – busca prevenir a perda da integridade da pele), tratamento de lesões de pés e unhas (podiatria), práticas integrativas e complementares (acupuntura, ozonioterapia, aromaterapia), cuidados paliativos, geriátricos e a área de saúde materno-infantil.

 

A proposta dos e-books foi constituída a partir da metodologia padronizada e disponibilizada pelo Sebrae para solução de ideias de negócio (Foto: Divulgação).

Veja também

SC terá legislação para aviação agrícola07/11/23 A Faesc está apoiando um projeto de lei que declara como atividades de relevante interesse público e econômico a aviação agrícola tripulada e a utilização agrícola de aeronaves remotamente......

Voltar para (Blog)