Postado em 15 de Julho às 14h53

Transformação e estratégia: Empretec desperta potencial empreendedor

A imersão é transformadora porque toda a metodologia foi pensada para contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional (foto: Marci Páz/MB Comunicação)

Até sábado (19) são trabalhadas as características do comportamento empreendedor (foto: Marci Páz/MB Comunicação)

Essa semana é bem desafiadora para os 17 participantes do Seminário (foto: Marci Páz/MB Comunicação)

Trabalhar para gerar riqueza, entender como o empreendedor do sucesso trabalha com foco em resultado e aprender a vislumbrar oportunidade onde outros profissionais enxergam dificuldade. Esses propósitos movem o Programa de Formação de Empreendedores (Empretec), a metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada pelo Sebrae/SC e que está com mais uma edição em Chapecó. Desta vez, 17 profissionais participam das 8h às 18 horas, até sábado (19), da imersão no auditório do Hotel Slavieiro. As atividades são conduzidas pelos facilitadores Jaime Folle e Olavo De Geroni
De acordo com o analista de negócios do Sebrae/SC, Leandro Pereira, essa semana é bem desafiadora para os 17 participantes do Seminário. “Sem dúvida, a imersão é transformadora porque toda a metodologia foi pensada para contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional”, ressalta. Até sábado (19) são trabalhadas as características do comportamento empreendedor, como: a busca por oportunidade e iniciativa; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; persistência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos e independência e autoconfiança.
PERSPECTIVAS
A experiência de amigos e conhecidos que participaram do Empretec e obtiveram ótimos resultados motiva o empreendedor, Lucas Paganini de Souza, de 30 anos de idade, a participar desta edição do Seminário em Chapecó. “Todos me relataram uma vivência muito exitosa. Alguns até compararam com uma faculdade de cinco anos em seis dias. Então, fui atrás para ter esse conhecimento também, foi quando encontrei apoio e incentivo da Unidade do Sebrae no município para participar”, relata.
Lucas é proprietário de uma gráfica há um ano e meio, e atua principalmente com impressão rápida, ou seja, a agilidade e os prazos curtos fazem parte do seu dia a dia. Segundo ele, o seu sonho é expandir as atividades, por isso está elaborando um planejamento de e-commerce para sua área de atuação. “Minha expectativa com o Empretec é desenvolver mais algumas características comportamentais empreendedoras”, antecipa.
O autoconhecimento impulsionou o filósofo clínico Sedinei Lemes da Silva, de 47 anos de idade, a participar do Empretec. “Tenho muita curiosidade em saber como me comporto em relação aos negócios e aos desafios. Acredito que essa seja uma busca de todas as pessoas que empreendem e procuram fazer da melhor maneira”, explica. Para ele, se o indivíduo trabalha uma vida para se construir ou consolidar um negócio, nem tudo pode ser relacionado ao dinheiro e lucro, mas sim ao sucesso interior e com a família.
O morador de Águas Frias, no oeste catarinense, adianta que a vivência do Seminário – que alinha conhecimentos e práticas – contribui para abrir novos horizontes dos quais poderá explorar no cotidiano de sua atividade. “O Empretec me dará um suporte, abrirá portas e janelas que me levarão a compreender melhor a situação de mercado e também a identificar meus comportamentos em relação a isso. Estou muito entusiasmado em participar”, destaca. Sedinei ficou sabendo dessa oportunidade pela Sala do Empreendedor de seu município, uma iniciativa viabilizada pela parceria entre Sebrae/SC e Administração Municipal.
A participação no Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) Produtividade – iniciativa do Sebrae/SC que busca auxiliar micro e pequenas empresas a aumentarem sua produtividade por meio da implementação de soluções inovadoras em seus processos, produtos e serviços –, garantiu o passaporte para que a arquiteta Keila Gheller, de 27 anos de idade, estivesse no Seminário. “Conheci o Empretec por esse trabalho de acompanhamento gratuito, no qual tivemos a honra de ganhar uma bolsa, então, estou muito feliz de representar a empresa”, comemora.
Segundo Keila, seu foco nesta semana de imersão está voltado para a aprender e conhecer boas-práticas que podem ser implementadas em seu negócio para aprimorar o crescimento. “Espero que os conhecimentos possam contribuir para melhorar nossa metodologia de trabalho”, destaca. Além de Keila atuam na empresa outros dois sócios, um engenheiro civil e outro engenheiro mecânico. Entre os serviços prestados estão projetos de residência, espaço comercial ou habitação multifamiliar, que incluem processos de elaboração, aprovação e execução da obra.
O desejo de mudança e a necessidade de sair da zona de conforto foram os fatores que motivaram a microempreendedora individual (MEI), Claudia Marchetti, de 34 anos de idade, a fazer o Seminário. “Aprender nunca é demais! Estou em um momento divisor de ciclos, por isso participar do Empretec foi estratégico para abrir novos horizontes e para ver com outros olhos o que é empreender”, enfatiza.
Claudia tem uma loja online de moda feminina em Chapecó desde 2021, porém, sente em determinados momentos que está estagnada. “Não gosto disso, nunca gostei, por esse mesmo motivo, decidi empreender. Então, está na hora de quebrar essa monotonia e dar um passo a mais, seja em novas estratégias ou de ver novas perspectivas”, elenca a empreendedora.
Além do anseio em aprimorar suas características comportamentais empreendedoras, Claudia busca crescimento pessoal. “Preciso ver o contexto atual de maneira diferente. Em determinadas situações percebo que me saboto, então, preciso identificar os gatilhos que me levam a isso”, observa Claudia.
SOBRE O SEBRAE/SC
O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.

O Programa de Formação de Empreendedores (Empretec), utiliza a metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) e é realizado pelo Sebrae/SC (foto: Marci Páz/MB Comunicação)

Desta vez, 17 profissionais participam das 8h às 18 horas, até sábado (19), da imersão no auditório do Hotel Slavieiro (foto: Marci Páz/MB Comunicação)

Veja também

Voltar para (Blog)