Postado em 31 de Março de 2021 às 08h40

Caxambu do Sul otimizará potenciais locais para gerar novos negócios

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
Vídeo: https://youtu.be/JhsdXn6mzQo
 
“Nossa intenção é aproveitar os recursos e as potencialidades do município para gerar novos negócios e promover o desenvolvimento territorial”, antecipou o prefeito Glauber Burtet, nesta terça-feira (30), durante o lançamento do Programa Cidade Empreendedora ciclo 2021/2022. A iniciativa é executada pelo Sebrae/SC e conta com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
Entre os pilares de atuação o prefeito destacou: desburocratização, compras públicas e educação empreendedora. De acordo com Burtet, na desburocratização o município busca aproveitar as evoluções na legislação federal e incluir as adaptações na rotina administrativa. Nas compras públicas o objetivo é aperfeiçoar a equipe do setor, articular a atuação com controle interno para proporcionar segurança jurídica e incorporar as possibilidades de beneficiar os fornecedores e empreendedores locais. Para a educação empreendedora o foco será a mudança de cultura para que os alunos tenham acesso aos conhecimentos de administração e finanças pessoais.
“De maneira prática e objetiva o que esperamos do Programa Cidade Empreendedora são resultados. Pela experiência que já tivemos com o Sebrae/SC sabemos que a entidade tem conhecimento para desenvolver projetos em parceria com as Administrações Municipais. Estamos felizes em continuar com esse projeto, pois estamos vendo o crescimento vertiginoso do município. Precisamos continuar investindo no agro, nas pequenas propriedades, mas a cidade começou a expandir com a instalação de indústrias, fortalecimento do comércio e aumento da prestação de serviços”, analisou o prefeito.
Caxambu do Sul tem sua matriz econômica ligada na agricultura, mas a visão de investimento, incentivo e políticas públicas de fomento a novos negócios têm sido incorporadas pelo Poder Público. Exemplos são os frigorífico de peixes, a filial de uma marca de confecção e, recentemente, a confirmação da construção da maior fábrica de queijo mussarela de Santa Catarina, com faturamento estimado em mais de meio bilhão de reais por ano, a partir de 2022.
Como estratégica vertical o município investirá no turismo. De acordo com o prefeito, Caxambu do Sul conta com recurso natural fantástico, que é o lago da Barragem Foz do Chapecó, distante a um quilometro e meio do centro. “Os moradores terão um lugar de lazer, de descanso com suas famílias, em um lugar lindo e privilegiado pela natureza”, ressaltou.
A presidente da Câmara de Vereadores de Caxambu do Sul, Elisandra Lucatelli Santin, enalteceu que o Legislativo local é bem ativo, tem interesse pelos investimentos realizados e almeja os melhores resultados para o município. “Conversei com alguns empresários que participaram de ações propostas no ano passado. Alguns relataram no início que achavam que não dariam conta, mas por fim observaram que era necessário inovar. Queremos ao fim do programa afirmar que valeu a pena o investimento”, comentou.
Programa Cidade Empreendedora
As soluções disponibilizadas pelo programa foram apresentadas pelo consultor articulador do Sebrae/SC na região oeste, Américo do Nascimento Junior. Este novo ciclo foi inspirado em cidades humanas, inteligentes e sustentáveis conta com cinco pilares de ação para que o município organize e impulsione o seu ambiente de negócio: liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras públicas e educação empreendedora. “Temos como propósito transformar o município, para que todo território seja um ambiente de negócios, gerando emprego e renda para a população”, afirmou.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, enalteceu que o município de 59 anos de fundação tem um Produto Interno Bruto (PIB) de quase R$ 60 milhões e um PIB per capita de aproximadamente R$ 12 mil. “É um município que tem grande potencial, além de uma força de trabalho no agronegócio muito forte. Por isso, parabenizo por investir em políticas públicas de desenvolvimento que refletirão em vários setores do município”, argumentou.
Para o gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo Rocha, o maior desafio da Administração Municipal é manter os talentos, pois investe na formação dos estudantes, que mais tarde, optam por trabalhar em municípios vizinhos. “Evita-se isso ao gerar oportunidades para a população, por isso a educação empreendedora tem papel primordial para desenvolver comportamentos e atitudes empreendedoras. Não apenas para aqueles que desejam ser empresários, mas também para que tenham uma visão diferenciada em qualquer função que exercerem”, finalizou.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  

Veja também

Resultados positivos na pandemia10/09/20 Empresas chapecoenses modernizam modelo de gestão e de negócios com contribuição do Sebrae/SC...
Valorizar quem garante a segurança alimentar28/10/21 JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC)...

Voltar para (Blog)