Postado em 25 de Junho de 2021 às 11h34

Educação empreendedora beneficiará 500 alunos em Caxambu do Sul

Apresentar as soluções disponíveis na área da educação empreendedora para o município de Caxambu do Sul, no oeste catarinense, e alinhar as próximas ações que serão desenvolvidas foram os objetivos da reunião on-line do Programa Cidade Empreendedora. O propósito é ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino, por meio de conteúdos de empreendedorismo nos currículos. Essa iniciativa é executada pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
A educação empreendedora é uma das verticais estratégicas do programa e oferece ao município um conjunto de soluções digitais para alunos e professores, a exemplo de oficinas, cursos e jogos digitais. São trabalhadas soluções educacionais em todos os níveis de ensino com professores e alunos em duas frentes principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.
Em Caxambu do Sul, segundo o secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, Silvano Henrique Santin, serão aplicadas todas as oficinas disponíveis no programa para aproximadamente 500 alunos do 1º ao 9º e capacitados 56 professores das redes municipal e estadual. A educação empreendedora será realizada em três unidades escolares: Escola Municipal Bairro Antena, Escola de Educação Básica Cândido Ramos e Escola de Ensino Fundamental Adele Faccin Zanuzzo.
“Entendemos que a atuação da educação do município deve ocorrer de maneira integrada, por isso queremos beneficiar o maior número de alunos possíveis com essas soluções. Nesta semana apresentamos as soluções disponíveis aos diretores das escolas e realizamos um levantamento do material necessário para colocá-las em prática”, comenta o secretário.
Segundo a gestora do Programa Educação Empreendedora para o Cidade, Simone Amorim Pereira Cabral, a atuação tem como base desenvolver competências empreendedoras e possibilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho. “Trazemos conteúdos de empreendedorismo que geram reflexão sobre o projeto de vida e carreira, além de desenvolver competências empreendedoras para que o estudante possa fazer parte de um negócio ou ter o seu próprio. O aluno é um agente de mudança que por meio de processos de aprendizagem pessoal e profissional pode atuar de maneira consciente e responsável na sociedade”, enalteceu.
Soluções disponíveis ao município
Para o ensino fundamental I (1º ao 5 º): Trilha Comportamentos Empreendedores (são dez vídeos de três minutos que abordam de maneira lúdica os comportamentos empreendedores); Game Cidade dos Brinquedos (explora conceitos de atendimento ao público, gerenciamento de recursos e cadeia produtiva), Oficina Empreendendo no Mundo da Imaginação (busca contribuir para que os alunos se reconheçam como empreendedores e desenvolvam os comportamentos empreendedores e as competências socioemocionais).
Para o fundamental II (6º ao 9º): Cidade Colaborativa (game com foco no planejamento social), Oficina Superando Barreiras com Criatividade (para desenvolver os comportamentos empreendedores e as competências socioemocionais); e Curso Meu Dinheiro Meu Negócio (auxilia na administração das finanças pessoais).
As soluções para os professores do 1º ao 9º anos são: Oficina Empreendendo no Mundo da Imaginação; Oficina Superando Barreiras com Criatividade; Jovens Empreendedores Primeiros Passos (formação remota); Trilha Professor do Futuro; Trilha Comunicação em Tempos Difíceis; Trilha Empreendedorismo e Inovação; Trilha Engajamento e Criatividade em Sala de Aula e Seminário de Educação.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite
 
 

Veja também

Santa Catarina lidera ranking de declaração anual de MEIs07/05/21             Santa Catarina foi o Estado que proporcionalmente mais entregou a Declaração Anual de Rendimento da MEI (DASN-SIMEI) 2021, representando um número de 41,21%. Apesar de liderar o ranking entre......

Voltar para (Blog)