Postado em 20 de Novembro de 2019 às 16h59

Troféu é uma homenagem ao empresário Nelson Galina

O troféu Nelson Galina, entregue ao Empresário do Ano eleito anualmente pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), homenageia Nelson Antônio Galina, falecido tragicamente aos 47 anos de idade, vítima de acidente de trânsito no dia 14 de abril de 1993, na cidade de Chapecó. Era um líder em ascensão a quem estavam reservados importantes papéis nas áreas pública e empresarial.
Nelson foi um dos mais dinâmicos presidentes da ACIC (1990/92). Nasceu em 1946, em Tangará, cursou o Ensino Médio em Chapecó e formou-se em Administração na Escola Superior de Administração e Gerência (Esag), em Florianópolis. Como administrador, ao lado do pai Arduíno e do irmão Ricardo, conduziu o processo de ampliação e modernização da empresa na condição de diretor administrativo.
Teve intenso envolvimento comunitário como tesoureiro da ACIC, diretor social do Clube Recreativo Chapecoense (CRC), coordenador da comissão social da Efapi em 1973 e 1979, professor titular de Introdução à Administração da Fundeste, diretor da Associação Chapecoense de Futebol, diretor do Conselho Deliberativo da Acic, tesoureiro da Câmara Júnior de Santa Catarina e um dos coordenadores da construção do Kartódromo de Chapecó.
Foi vereador e secretário de Indústria e Comércio da Administração Municipal de Chapecó, secretário da Sociedade dos Usuários de Informática (Sucesu/SC) e membro da Câmara de Comércio SC/Argentina.
Participou da Diretoria da APAE, foi coordenador regional da Facisc, presidente da Comissão de Negociação do Sindicato do Comércio Varejista e delegado regional da Sucesu. Filho de Etelvina e Arduino Galina, era casado com Elizabete Barella Galina com quem teve dois filhos.
O TROFÉU
O troféu Nelson Galina foi criado pelo artista plástico chapecoense Xiko Bracht. Compõe-se de uma base de madeira, representando o primeiro ciclo econômico da região; com sobrebase de granito, sobre a qual assenta-se um conjunto de bronze escovado na forma de engrenagens que se fundem a uma figura humana a sustentar uma esfera em resina acrílica polida. As engrenagens simbolizam a força transformadora do trabalho e o dinamismo da ação econômica, propulsoras do desenvolvimento. A esfera alude ao universo, objeto de investigação, estudo e intervenção humana.

Veja também

Palma Sola incentiva empreendedorismo nos estudantes28/08/19 Para fomentar a cultura empreendedora dos estudantes da rede municipal a Prefeitura de Palma Sola, no Extremo Oeste Catarinense, implantou o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que é uma solução do Programa Cidade......
Sebrae/SC é parceiro de evento que marca os 30 anos da ACIS26/04/19 O I Fórum Empresarial em comemoração aos 30 anos da Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios Searaense (ACIS), conta com uma programação intensa até este sábado (27) com o......

Voltar para (Blog)