Postado em 06 de Outubro de 2023 às 16h30

Ecossistema de inovação em São Miguel do Oeste avançará nos próximos cinco anos

4º Workshop de Planejamento analisou as vocações econômicas e os potenciais tecnológicos do território

Neste último workshop, foi ressaltado também a importância de trabalhar um ecossistema com grau de maturidade inicial.

 
São Miguel do Oeste realizou nesta semana o 4º Workshop do Planejamento de Ecossistema Local de Inovação, onde foram resgatados os assuntos abordados no decorrer da caminhada e também foram realizadas projeções futuras que colocam o ecossistema de inovação da cidade em um novo nível. A iniciativa é do Sebrae/SC, em parceria com o Ecossistema de Inovação de São Miguel do Oeste, e contou com a participação de representantes de empresas de base tecnológica, entidades, associações, universidades, Poder Público e sociedade em geral.              O Workshop iniciou com um breve resumo dos assuntos tratados nos três últimos. De acordo com o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Tiago Tengaten, a vinda desse planejamento para São Miguel do Oeste, e todo o engajamento da população foi ressaltado.  “O ponto principal foi o resumo dos Workshops, onde conversamos com 88 atores e fizemos 68 entrevistas. Fomos bem exitosos na quantidade de abordagens para com os entrevistados. Tivemos o primeiro mapa de atores”, explicou.
Após esse processo, segundo Tengaten, foi avançado para a segunda parte, a análise das vocações econômicas no comparativo com os potenciais tecnológicos. “Fizemos o cruzamento desses dados através do que impulsiona e o que fortalece o nosso ecossistema e definimos as áreas dos setores priorizados em São Miguel do Oeste, que são: máquinas, equipamentos e automação industrial; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); tecnologias para agro/alimentos e saúde”, frisou.  
Ainda resgatando o assunto abordado no 3º Workshop, foi realizada a proposição do nível de maturidade do ecossistema de São Miguel do Oeste, onde foi possível identificar a nota 5,43, que colocou o município em um grau de maturidade inicial. “E o grupo validou no último workshop essa nota”, ressaltou Tengaten.                                                          
Neste último Workshop, foi ressaltado também a importância de trabalhar um ecossistema com grau de maturidade inicial, formar um volume de potenciais empreendedores e muitas ideias de negócios que serão colocadas dentro de uma jornada. “O segundo item é organizar programas e ações dessa jornada para fazer com que as ideias se transformem em negócios, e os empreendedores ou aquelas pessoas que tem uma ideia de negócio vão adiante e se confirmam como empreendedores”, explicou.                                                                                     Além de estimular o planejamento, a viabilização e a organização dos primeiros ambientes de inovação, Tengaten ressaltou que foi identificado que a cidade não possui pré-incubadoras, incubadoras e aceleradoras. “Isso foi constatado e também sugerimos para melhorar essa parte, além de estimular o empreendedorismo das CTIs, em especial, como mestrado e doutorado”.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, ressaltou que o objetivo desse Workshop é ter mais volume de potenciais empreendedores e uma estruturação inicial. “Foi realizada uma projeção futura que coloca o ecossistema de inovação de São Miguel do Oeste com uma nota 12,35 para os próximos cinco anos, então, a cidade sairia de uma etapa inicial e estaria em um nível de estruturação”, comemorou Trennepohl.                                                         No Workshop foi trabalhado com a consolidação do plano de ação do ecossistema, dos setores, de cada um dos quatro setores estratégicos e a definição da governança.
CAFÉ COM INOVAÇÃO DA ACISMO
Se você está em busca de atualização e inspiração para transformar e inovar o seu negócio, no dia 30 de outubro acontece o Café com Inovação da Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste (Acismo). A programação contempla fala de especialistas como o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett Alves, e o Diretor Técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, queabordarão mais sobre este tema tão inspirador e como ele tem sido aplicado em nível estadual para impulsionar a economia. Também será realizada a entrega final do Planejamento do Ecossistema de Inovação de São Miguel do Oeste.
Inscrições podem ser feitas no site https://forms.gle/NdJ6iLUYoeJ3BVLP9. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

 

São Miguel do Oeste realizou nesta semana o 4º Workshop do Planejamento de Ecossistema Local de Inovação.



No dia 30 de outubro acontece o Café com Inovação da ACISMO.

Veja também

O leite e as pastagens em SC23/02/22 1º Vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC)...

Voltar para (Blog)