Postado em 02 de Outubro de 2020 às 15h54

É possível crescer na crise: programa de aceleração de MEIs impulsiona os pequenos negócios

Parceria entre o Sebrae/SC e o Impact Hub Floripa traz desenvolvimento para o Estado

 
A proposta do programa Salto Aceleradora de MEIs, a primeira e maior aceleradora dedicada aos microempreendedores do País, se mostrou ainda mais relevante em períodos de crise, em que quem mais sofre é essa parcela do mercado. Segundo dados da Pesquisa sobre Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios, promovida pelo Sebrae, 40% deles estão endividados e quase 700 mil fecharam as portas só no primeiro semestre de 2020. Nos anos anteriores, a média anual não passava de 600 mil. Na contramão, devido ao desemprego e adequação de porte, a modalidade MEI é a única que ainda está crescendo e impulsionando os números positivos de aberturas de empresas em meio à pandemia.
O programa começou em 2017 e precisou se reinventar ao novo cenário. Os encontros, que antes eram presenciais, se tornaram virtuais, e todo o conteúdo foi adaptado para a modalidade on-line. Com as mudanças, a abrangência do Salto cresceu, conseguindo atender MEIs de todo o estado de Santa Catarina. “Tivemos mais de 3 mil inscrições e quase mil microempreendedores iniciando a formação. Vemos essa parceira de forma muito positiva, unimos as nossas forças para um único interesse em comum: ajudar o pequeno empreendedor a crescer”, afirma o gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo Rocha.
Desde a última semana, o programa Salto Aceleradora de MEIs encerra a jornada das turmas estaduais com uma grande comemoração. Os Demodays, como são chamados esses eventos de encerramento no universo empreendedor, serão transmitidos ao vivo pelo Youtube no canal do Impact Hub Floripa e terão interações com a participação da equipe, de parceiros, dos participantes e apoiadores. “Olhando para essa realidade, o nosso propósito é ajudar os microempreendedores a manterem seus negócios de forma saudável, com uma jornada de conhecimento e desenvolvimento que realmente faz a diferença na vida dos participantes”, conta a sócia do Impact Hub Floripa e criadora da metodologia Salto, Maíra Rodrigues.
A gestora do projeto, Arianne Kern, conta que “é uma oportunidade de ver e se inspirar com os exemplos de superação dos microempreendedores ao longo do programa. As histórias são emocionantes, estamos preparando momento de festa para encerrar esse ciclo e comemorar o desenvolvimento deles”.
Para quem quer assistir, segue agenda e links de transmissão dos Demodays, que acontecem sempre a partir das 19 horas em mais três edições:
06/10 - Turma 2 e 3 – 19 horas - bit.ly/demodayturma2e3
07/10 - Turma 4 – 19 horas – bit.ly/demodayturma4
08/10 - Turma 5 – 19 horas -bit.ly/demodayturma5salto
Sobre o programa Salto
A metodologia do Salto combina elementos de ponta do mundo das incubadoras e aceleradoras de negócios, com foco no uso das novas mídias e no desenvolvimento profissional e pessoal. Toda a técnica é adaptada ao microempreendedor individual, buscando acelerar o seu crescimento de forma sustentável. São três etapas de aceleração – ou “saltos”, na concepção que dá nome ao programa –, com os seguintes temas: 1) Foco no autodesenvolvimento do MEI como empreendedor; 2) Foco no negócio (validação do mercado, modelagem de negócio); e 3) Foco no crescimento (desenvolvimento de planejamento estratégico e metas). Todas as etapas serão realizadas de forma on-line, prezando pela segurança dos participantes. 

Veja também

Juventude no comando05/11/21 LUIZ VICENTE SUZIN Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC)...
NOTA DE PESAR – ADRIANO DA CUNHA16/04/21 É com profundo pesar que o Sistema Faesc/Senar-SC  externaliza sentimentos de condolências à Simone Martins e a todos os familiares pelo falecimento de seu esposo Adriano da Cunha, 2º Secretário da Afubra, suplente na......

Voltar para (Blog)