Postado em 06 de Novembro de 2019 às 16h11

Dráuzio Varella, em Chapecó, ensina sobre vida saudável

          O Centro de Eventos e Cultura Plínio Arlindo de Nes foi palco, nesta semana, da palestra "Saúde em Foco", com o médico paulista Dráuzio Varella, que marcou a abertura do 9º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite, em Chapecó. A iniciativa é parte do programa #BebaMaisLeite, que percorre o Brasil com uma agenda positiva de divulgação do consumo de leite, participando dos debates do nicho de produção leiteira. A palestra teve como foco saúde, estilo de vida e benefícios do consumo da bebida como parte de uma dieta saudável.
Varella expôs que o maior benefício do leite é o cálcio, por ter a função de formar uma ossatura robusta e operar na contração da musculatura. O cálcio é importante na infância, na adolescência e continua sendo importante depois na fase adulta. Ressaltou a importância dessa substância no momento da menopausa da mulher. Dráuzio chama a atenção para o fato de que a melhor forma de absorver o cálcio é através do leite, e se o corpo estiver com falta dessa substância, que é muito necessária para o movimento e funcionamento, o próprio organismo retira-o dos ossos, o que pode levar a casos de osteoporose com o avanço da idade.
Para o médico, as teorias que vão contra o consumo de produtos de origem animal como carne e leite usam argumentos que muitas vezes não têm bases científicas. A queda do consumo de leite não se deve pelo fato de movimentos veganos e filosofias que são contra o consumo de produtos de origem animal, pois essas teorias atingem só uma parcela da população, que lê e se informa. “O que acontece atualmente, além de fatores políticos, sociais e econômicos é que muitas vezes, em nossas rotinas agitadas, o consumo de leite vem sendo substituído por outras bebidas prejudiciais à saúde, como sucos artificiais de má qualidade, refrigerantes, etc.”
Demonstrou preocupação também com o sedentarismo. Para ele, “não dá para ter saúde e ser sedentário, não dá para querer ter saúde e ficar sentado: ou uma coisa ou outra, atividade física é absolutamente fundamental. Nós caímos em uma situação hoje em que a gente não precisa fazer nada, não precisa se movimentar para ganhar a vida. Mas na verdade isso não é natural, natural é se movimentar, é andar. A geração dos nossos pais e avós andava o dia inteiro, faziam tudo a pé, por isso eram magros. O cálculo da Organização Mundial da Saúde é que no século XXI o sedentarismo causará tantas mortes quanto o cigarro”.  
Na ocasião o presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos – uma das empresas patrocinadoras do evento – Mário Lanznaster comentou a expectativa de que o Brasil se torne um exportador de leite.
O resultado da venda dos ingressos para a palestra será revertida em doação de leite para a Associação dos Voluntários do Hospital Regional do Oeste (AVHRO).

Veja também

Vinte e oito MEIs concluem programa de aceleração de negócios em Maravilha 28/09/22 Eduardo Regner e Karine Musckopf (Documentar), Gustavo Zanin (Sal de Pixel) e Carine Dazzi (Cheirinho de Afeto) foram as três empresas selecionadas e premiadas de Maravilha durante solenidade de conclusão do Programa Salto Aceleradora de MEIs. A iniciativa foi da Administração Municipal e do Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora. O Salto foi operado pelo Impact Hub Floripa......

Voltar para (Blog)