Postado em 14 de Fevereiro de 2020 às 17h02

Recuperação judicial é tema de palestra do Sindicont

Em tempos de crise, quando o futuro do seu negócio é incerto, é necessário estar por dentro de assuntos como falência e recuperação judicial. Por maior que seja a preocupação, uma ação rápida pode ser a saída para poupar o gestor de muitos problemas.
Para promover o conhecimento entre os profissionais, o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) promoveu, nessa semana, uma palestra sobre recuperação judicial, com a advogada especialista em direito empresarial, recuperação judicial e falência, Angelica Baumgartner Cardoso.
A advogada explicou e sanou dúvidas sobre o assunto, com enfoque para o papel do contador. “É importante ressaltar que se existe um indício de crise, o primeiro a notar é o contador, por ele ser um consultor e por ser um conselheiro do empresário”, comentou.
Angélica também explanou sobre a importância de um trabalho em equipe entre o contador, o advogado e o gestor. “ Todo o processo de recuperação judicial deve ser modulado pela documentação contábil, então é preciso que haja uma agilidade na tomada de decisões para que o contador consiga levantar essas informações a tempo de entrega do pedido”, concluiu.
O vice-presidente do Sindicont, contador Everton Bortolotto, enfatizou a necessidade dos contadores estarem atentos a esse processo. “Por se tratar de um processo judicial é normal que haja dúvidas no meio Contabil, mas como profissionais da contabilidade devemos ser conhecedores do tema, a fim de  alertar o gestor sobre uma possível situação de falência, e assim a empresa ter uma segunda chance, como também no momento de levantar e fornecer informações para dar início e continuidade ao processo de recuperação judicial”, finalizou.

Veja também

Mercoagro 2020 adotará rigoroso protocolo de segurança26/05/20 A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) comunicou hoje que estão em pleno andamento todas as ações para a realização da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (MERCOAGRO), que foi recentemente transferida de setembro para novembro deste ano em razão da pandemia do novo......

Voltar para (Blog)