Postado em 27 de Fevereiro de 2020 às 17h33

Consultorias contribuem para o fortalecimento dos negócios locais

Sala do Empreendedor de Palma Sola disponibiliza serviço gratuito aos empreendedores

O faturamento é suficiente para arcar com as despesas fixas e a estrutura operacional da empresa? A formação do preço de venda do produto/serviço considera os indicadores de custo e de manutenção do negócio? A margem de lucro condiz com a atuação do segmento no mercado? Essas são dúvidas recorrentes dos gestores que, na maioria das vezes, requer adaptações nos processos e nos controles internos. Para auxiliar com esses procedimentos, a Sala do Empreendedor de Palma Sola, no extremo oeste catarinense, disponibiliza consultorias gratuitas na área financeira. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
“Essa temática tem sido muito requisitada pelo setor empresarial local e como o intuito do poder público é fortalecer os negócios e aprimorar a gestão das empresas do município estamos investindo nas consultorias de planejamento financeiro e fluxo de caixa. Observamos que a atuação da Sala do Empreendedor é importante para o desenvolvimento local e territorial, além de ser bem aceita pelos empreendedores, que saem com uma leitura do negócio voltada para sua viabilidade e para o seu crescimento”, analisa o prefeito em exercício Moacir Sansigolo.Conforme o gestor municipal a credibilidade do trabalho é observada pela aceitação dos participantes, que é comprovada pela presença nas consultorias e pela fila de espera para os atendimentos. Desde 2019 até o momento foram beneficiados 64 empresários dos mais diversos segmentos.
O público atendido pela Sala do Empreendedor de Palma Sola é diversificado e compreende empresários rurais, comerciantes e prestadores de serviço (como salões de beleza, restaurantes e bares). “Mesmo que seja uma hora de atendimento por empresa é possível pontuar ações que impactem imediatamente nos resultados do negócio. Constatamos melhorias nos negócios que receberam as consultorias e percebemos que as orientações estão fazendo a diferença para os empreendedores, proporcionando mudança de visão em relação ao negócio e ao segmento que atuam”, comenta a agente de desenvolvimento local, Tamara Scatola Luvison.
Para a secretária de administração Izabel Vissotto o trabalho de aprimoramento dos empreendedores é importante para o fortalecimento da economia do município. “As pessoas abrem suas empresas, em sua grande maioria, porque desejam ter seu próprio negócio ou para deixar de ser funcionárias. Elas têm o domínio de elaboração do produto ou da prestação de serviço, mas precisam de auxílio nas áreas contábil, jurídica e de gestão. Por isso, o trabalho da Sala do Empreendedor tem contribuído para o desenvolvimento local”, enfatiza.
Consultoria financeira
Conforme a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Sandra Mara Puhl Somavilla, é comum as empresas terem uma despesa fixa extremamente elevada e que não é considerada na elaboração da formação do preço de venda. “O faturamento deve cobrir todas as despesas fixas e variáveis, além de gerar lucro. Contudo, observamos que a maioria das empresas, ou seja, 99% tem essa dificuldade que também está aliada a formação do preço de venda. Por isso, os empresários se questionam o porquê não sobra dinheiro no fim do mês”, relata. Durante as consultorias, por exemplo, é realizada a análise do segmento e feito um comparativo com a margem de lucro praticada. Em alguns casos a lucratividade é extremamente baixa, por isso é elaborada a formação de preço de venda com base no Markup e orientado os ajustes.
Os empreendedores interessados nas consultorias devem entrar em contato pelo telefone (49) 3652-3200, pelo e-mail empreendedor@palmasola.sc.gov.br ou na Sala do Empreendedor de Palma Sola, situada na Rua Francisco Zanotto, nº 600, Centro, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h30.

Veja também

Voltar para (Blog)