Postado em 28 de Novembro às 14h52

Derrubada de vetos à Lei do Licenciamento é avanço, diz FIESC

Entidade valoriza voto de parlamentares de SC que garantiram a modernização da legislação ambiental;

Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC) foi reincorporada ao texto. (Foto Carlos MouraAgência Senado)

A Federação das Indústrias de SC (FIESC) avalia como um avanço a derrubada de vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental. Em sessão realizada neste dia 27, o Congresso votou por reincorporar a maioria dos artigos que haviam sido retirados pelo presidente Lula ao texto.
O presidente da FIESC, Gilberto Seleme, destacou que a Lei do Licenciamento é uma legislação moderna, segura e equilibrada. “A nova lei valoriza o papel dos órgãos ambientais estaduais e promove o desenvolvimento sustentável com responsabilidade. Os vetos presidenciais derrubados nesta quinta-feira, criavam insegurança jurídica, possível aumento da judicialização e perda de competitividade. Agradecemos aos deputados de SC que votaram pela derrubada dos vetos”, afirma Seleme.
A FIESC havia se manifestado junto à bancada catarinense solicitando a mobilização para derrubar os vetos, já que entende que o texto representa um avanço institucional e federativo, consolidando práticas já adotadas em Santa Catarina, onde o licenciamento ambiental é reconhecido pela sua eficiência técnica e agilidade.
Entre os principais pontos afetados pelos vetos, e agora reincorporado ao texto, está a Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC), amplamente utilizada com sucesso por meio do Código Ambiental catarinense. A LAC é uma autorização para que atividades e empreendimentos obtenham licenças por um processo de adesão e compromisso mais simples e eficiente do que o procedimento regular.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação
 

Veja também

Caibi busca planejamento para impulsionar turismo regional28/03/22 Estruturar o turismo de maneira regionalizada, com ênfase na valorização das tradições do território, nos atrativos turísticos e nas belezas naturais é a intenção da Administração Municipal de Caibi ao integrar a Instância de Governança Regional (IGR) Vale das Águas, que reúne municípios que têm......

Voltar para (Blog)