Aurora Coop trabalha para redução do impacto dos gases de efeito estufa
Cooperativa realizou diagnóstico-piloto em 34 pequenas propriedades rurais
Estudo envolveu 34 propriedades rurais e as cooperativas filiadas à Aurora Coop (Foto: MB Comunicação).
Compreender a dinâmica das emissões e remoções de gases de efeito estufa (GEE) nas atividades agropecuárias e realizar o diagnóstico de propriedades rurais em relação a essas emissões foi o objetivo da Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) ao realizar inventário desse fenômeno em pequenas propriedades rurais.
O estudo foi produzido em parceria com o Sebrae/SC e desenvolvido pela empresa credenciada Sebrae Resonare Engenharia e Meio Ambiente. Envolveu 34 propriedades rurais e as cooperativas filiadas à Aurora Coop: Cooper A1, Cooperalfa, Auriverde, Caslo, Coolacer, Coopercampos, Coopervil, Copérdia e Cooperitaipu.
O técnico em agropecuária, engenheiro ambiental e sanitarista Leonardo Batistel e a engenheira sanitarista e ambiental Taise Perondi explicaram que o levantamento foi executado durante um ano e teve seis etapas: diagnóstico da propriedade, identificação das fontes e dos sumidouros de GEE, levantamento de informações das atividades, cálculo de emissões e remoções, relatório do inventário de GEE, estudo e implementação de melhorias. Participaram produtores com atividades de suinocultura (terminação, crechário e matrizes), bovinocultura de leite, agricultura e avicultura de corte.
O Inventário de Gases de Efeito Estufa foi elaborado por equipe multidisciplinar e com contato direto com a cadeia produtiva, permitindo, assim, o subsídio de estudos de viabilidade técnica e econômica. “Identificar as fontes e os sumidouros e quantificar as emissões e remoções de GEE são os primeiros passos para uma agropecuária mais sustentável”, ressaltaram Taise e Leonardo.
O presidente da Aurora Coop Neivor Canton salientou que o tema sustentabilidade está sempre em debate em todo o Sistema Aurora Coop. “É um assunto levado muito a sério. Com o Inventário de GEE, podemos propor ações, metodologias e técnicas que permitem mitigar e reduzir as emissões geradas pelas atividades executadas nas propriedades rurais, acompanhando as tendências mundiais”.
Para o vice-presidente de agronegócios Marcos Antonio Zordan esse é o início de um amplo trabalho da Aurora Coop. “Nossa região é uma grande produtora de suínos, frango e leite e precisamos acompanhar a evolução do mercado também na sustentabilidade. Temos iniciativas acontecendo e nesse inventário a participação dos produtores e dos técnicos foi fundamental. O estudo nessas propriedades foi um recorte, mas já pode nos dar um caminho para saber onde é possível mudar e, em casos de necessidade de melhorias, pensar em alternativas”.
O assessor de suinocultura da Aurora Coop, Sandro Luiz Tremea, lembrou que em novembro passado um treinamento sobre inventário de carbono reuniu 32 técnicos do sistema cooperativista organizado pelo Sescoop/SC com apoio da Aurora Coop, que buscou criar um senso crítico sobre o contexto do carbono e sua influência nas mudanças climáticas. “Agora, com esse projeto-piloto, damos continuidade ao tema. Queremos que as cooperativas filiadas compreendam a dinâmica do carbono, saibam que o primeiro passo é fazer o inventário que mostra como estão as propriedades e a, partir disso, atuar para melhorar, dentro da realidade de cada propriedade rural”, enfatizou Tremea, ao acrescentar que a Aurora Coop busca estar preparada para as demandas de mercado e para atender as regulamentações que se referem à sustentabilidade.
Neivor Canton salientou que o tema sustentabilidade está sempre em debate em todo o Sistema Aurora Coop (Foto: MB Comunicação).
Inventário de Gases de Efeito Estufa foi elaborado por equipe multidisciplinar (Foto: MB Comunicação).
Marcos Antonio Zordan enfatizou que essa é uma parte de um amplo trabalho da Aurora Coop (Foto: MB Comunicação).
Sandro Luiz Tremea explicou que objetivo é compreender a dinâmica do carbono (Foto: MB Comunicação).
Leonardo Batistel e Taise Perondi explicaram que o levantamento foi executado durante um ano e teve seis etapas (Foto: MB Comunicação).
Cooperativas participaram da apresentação do levantamento (Foto: MB Comunicação).
Aplicativo auxilia na autoavaliação de paciente com suspeita de Coronavírus19/Mar/202019/03/20há 5 anos Quinta-feira, 19 de Março de 202019/03/2020Importante! Não procure atendimento em unidades de saúde ou hospitais caso não tenha sintoma algum ou se os sinais forem leves. Muitas pessoas saudáveis acabam sendo contaminadas por frequentarem esses ambientes com a......
INTERLEITE SUL 2019: Sul do Brasil já adota ordenha robotizada29/Abr/201929/04/19há 6 anos Segunda-feira, 29 de Abril de 201929/04/2019A tecnologia está cada vez mais avançada e mais presente na cadeia produtiva do leite. Uma das expressões mais eloquentes é a ordenha robotizada, que vem sendo empregada no Brasil. Essa matéria será debatida na......