Cultivos de moluscos de Zimbros e Canto Grande estão liberados para comercialização
A partir desta quarta-feira (30), as localidades Zimbros e Canto Grande, em Bombinhas, estão liberadas para a comercialização e consumo de ostras, mexilhões, berbigões, vieieras e seus produtos, tanto nos costões, quanto beira de praia.
A desinterdição dos cultivos acontece após dois resultados negativos consecutivos, com a demonstração pelas análises de que as concentrações de toxina diarreica nos moluscos bivalves da região estão dentro dos limites de segurança para o consumo humano. As análises são repetidas semanalmente.
Permanecem interditadas
As localidades de Canto dos Ganchos, Calheiros e Ganchos de Fora, em Governador Celso Ramos, seguem interditadas para a retirada, a comercialização e o consumo de todas as espécies de moluscos e seus produtos, inclusive nos costões e na beira de praia.
A medida foi necessária após exames laboratoriais detectarem a presença de ácido ocadaico nos cultivos de moluscos bivalves da região. Quando consumida por seres humanos, essa substância pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.
Monitoramento constante
Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos e o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, dando garantia e segurança para os produtores e consumidores.
--
Paulo Henrique Santhias
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
Fort Atacadista adota uso de máscaras para funcionários e orienta clientes sobre a importância de nova medida preventiva15/Abr/202015/04/20há 5 anos Quarta-feira, 15 de Abril de 202015/04/2020Reforçar e fiscalizar as medidas de higiene e prevenção continuam sendo as principais alternativas para conter a propagação do novo Coronavírus. O Ministério da Saúde recentemente atualizou as recomendações do uso das máscaras protetoras pela população, estendendo a importância do uso a todos que necessitarem sair de......