Postado em 31 de Outubro de 2019 às 16h59

Cultivos de moluscos de Zimbros e Canto Grande estão liberados para comercialização

A partir desta quarta-feira (30), as localidades Zimbros e Canto Grande, em Bombinhas, estão liberadas para a comercialização e consumo de ostras, mexilhões, berbigões, vieieras e seus produtos, tanto nos costões, quanto beira de praia.
A desinterdição dos cultivos acontece após dois resultados negativos consecutivos, com a demonstração pelas análises de que as concentrações de toxina diarreica nos moluscos bivalves da região estão dentro dos limites de segurança para o consumo humano. As análises são repetidas semanalmente.
           
Permanecem interditadas
As localidades de Canto dos Ganchos, Calheiros e Ganchos de Fora, em Governador Celso Ramos, seguem interditadas para a retirada, a comercialização e o consumo de todas as espécies de moluscos e seus produtos, inclusive nos costões e na beira de praia.
A medida foi necessária após exames laboratoriais detectarem a presença de ácido ocadaico nos cultivos de moluscos bivalves da região. Quando consumida por seres humanos, essa substância pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.

Monitoramento constante
Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos e o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, dando garantia e segurança para os produtores e consumidores.

-- 
Paulo Henrique Santhias
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4418 -(48) 3664-4417
(48) 98843-4996
Site: www.agricultura.sc.gov.br

Veja também

Empretec em Xanxerê: conheça seu perfil empreendedor20/06/22 Como aprimorar a habilidade de encarar novos desafios? Quais as estratégias para conviver com as incertezas? O que é necessário observar no comportamento do consumidor para adequar o produto ou a prestação de serviço? Como manter o foco nos objetivos? Qual a importância de definir metas e de elaborar um planejamento para o negócio?  Essas são......
Fascite plantar: causa mais frequente de dor no calcanhar11/08/20 Obesidade, atividade desportiva intensa (correr, saltar, dançar), permanecer longos períodos de tempo de pé, ter entre 40 e 60 anos e apresentar pé plano ou anormalidades da marcha. Esses são alguns fatores de risco para......

Voltar para (Blog)