Colaboradores da Unimed Chapecó concluem formação em Libras
Curso foi ministrado pela intérprete de libras da instituição e teve a participação de 21 colaboradores. O objetivo é promover a inclusão da comunidade surda
Jusara Fortes da Silva, técnica de enfermagem do Pronto Atendimento, se formou no Curso de Libras Unimed Chapecó (Foto: comunicação interna Unimed Chapecó).
Quando uma pessoa deficiente auditiva chega no Pronto Atendimento do Hospital Unimed Chapecó, ela terá, agora, um reforço a mais para atendê-la de forma completa e humanizada. Isso porque Jusara Fortes da Silva, técnica de enfermagem do setor, concluiu sua formação no Curso de Libras Unimed Chapecó e agora faz parte da Equipe Apoio Libras da cooperativa médica. “Gostei muito de fazer o curso pois aprendemos e já vamos aplicando, conversando entre nós. Fiquei muito feliz, foi muito bom, espero contribuir e continuar ajudando os colegas surdos”, ressaltou.
Além de Jusara, mais 20 colaboradores, de diferentes setores da cooperativa, integraram a segunda turma do Curso de Libras Unimed Chapecó e receberam seus certificados de conclusão nesta semana. Realizado anualmente, esta edição foi a primeira ministrada pela intérprete de Libras da instituição, Críssia Lorrana Pinto Malbfe. As aulas ocorreram durante os meses de março, maio e julho e foram compostas pelos módulos básico, intermediário e avançado.
Pioneira em cuidado e inclusão, a singular de Chapecó é a única das Unimeds catarinenses a ter uma intérprete de Libras, comprovando o jeito único de empatia em cada atendimento. A profissional atua na cooperativa médica com demandas internas e também auxilia a comunidade surda que busca atendimento na Unimed Chapecó, seja para consultas médicas ou atendimentos nos diversos setores do complexo hospitalar.
Hoje, a comunidade surda na cooperativa é composta por pessoas que realizam atividades em diferentes setores, por isso, a necessidade de capacitar cada vez mais colaboradores e fomentar o diálogo em Libras. De acordo com Críssia, em todos os módulos, o objetivo foi capacitar os participantes sempre no foco na saúde, tendo em mente o paciente que chega no ambiente hospitalar. “Acredito que, para a Unimed, esse curso é uma inclusão total do indivíduo surdo. É ele poder chegar, expressar sua dor e ter alguém que consegue transmitir isso para o médico de forma clara. Acredito que é de muita valia”, enfatizou.
JEITO ÚNICO DE CUIDAR
Outra formada pelo curso foi Kamila Rita Lanfredi Conrado, do Núcleo de Governança Corporativa (NGC). Ela destacou que, quando surgiu a oportunidade de se inscrever, logo manifestou sua disposição à coordenação, pois tinha muita vontade de aprender libras. “Foi muito especial fazer parte do curso, aprender libras e ajudar toda comunidade surda na questão da inclusão. Também, em auxiliar no atendimento aos nossos clientes, que fazem parte da cooperativa. É um orgulho e uma satisfação muito grande para mim”, avaliou.
Agora formados, todos os participantes farão parte da Equipe Apoio Libras, que auxilia nos atendimentos na ausência da intérprete ou em atendimentos simultâneos. Essa equipe, de extrema importância para a cooperativa, participa de encontros mensais para praticar e relembrar o uso da Língua Brasileira de Sinais.
A intérprete reforçou que esse é um momento fundamental de inclusão da comunidade surda na Unimed Chapecó, e que no próximo ano uma nova turma será formada. “Concluir esse curso é um sentimento de muita felicidade, de dever cumprido em saber que eles realmente aprenderam e não desistiram. Que bom que eu pude repassar o conhecimento que eu tenho para eles ajudarem mais e mais pessoas”, concluiu Críssia.
Fonte: Comunicação Interna Unimed Chapecó
Kamila Rita Lanfredi Conrado (esquerda), do Núcleo de Governança Corporativa (NGC), também concluiu o curso (Foto: comunicação interna Unimed Chapecó).
O curso foi realizado nos meses de março, maio e julho (Foto: comunicação interna Unimed Chapecó).
Veja também
Santa Catarina amplia em 15% a área plantada de trigo04/Mar/202104/03/21há 4 anos Quinta-feira, 04 de Março de 202104/03/2021 A alta nos preços estimulou o plantio de trigo em Santa Catarina. Com a safra encerrada no final de janeiro, a expectativa é de que tenham sido colhidas 171 mil toneladas, cultivadas em aproximadamente 58 mil hectares - um aumento de 15% na área plantada em relação ao ano anterior. A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural vem......
Prefeitura de Campo Erê promove campanha para aquecer as vendas no Natal16/Nov/202216/11/22há 2 anos Quarta-feira, 16 de Novembro de 202216/11/2022O Natal é uma das datas mais aguardadas do ano. Traz um clima especial de confraternização e união, mas também é considerado o período mais importante no calendário de vendas do varejo. Pensando em......