Programa de educação continuada é tema de reunião da Fecontesc e de Sindiconts do Oeste
Com objetivo de reunir a classe contábil do Oeste do Estado para debater sobre o programa de educação continuada, a Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc) promoveu uma reunião, nesta semana, no Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont). O encontro reuniu representantes dos sindicatos de São Miguel do Oeste, Xanxerê, Concórdia e Joaçaba.
A coordenadora de educação da Fecontesc, Rozilda Cardoso da Silva, frisou que a intenção é unir forças para viabilizar a oferta de mais cursos, com mais qualidade e frequência de acordo com as necessidades dos profissionais da região. “Observamos que muitos acabam se deslocando para fazer capacitações, com investimento maior, sendo que o Sistema Fecontesc/Sindicons tem condições de trazer cursos mais aprofundados para o Oeste a partir da cooperação entre as entidades”, ressaltou.
O Programa de Educação Sistema Fecontesc/Sindiconts capacitou cerca de 8 mil pessoas em 2019. Para este ano, a meta é dobrar o número. “A escolha dos temas de cada curso é baseada na demanda do mercado e com base na solicitação dos sindicatos que têm contato direto com os profissionais e percebem as questões latentes, trazendo as necessidades para nós”, expôs Rozilda.
Para a realização dos treinamentos, a Federação possui parceria com mais de 30 profissionais que atuam como instrutores. “O nosso rol de instrutores é um dos melhores do País. Além disso, o projeto abre as portas para novos profissionais que queiram integrar esse quadro. Para isso, precisam passar por um período probatório, apresentar material e passar pela aprovação de alguns sindicatos. O instrutor tem responsabilidade no que fala, se ensinar algo equivocadamente ou com uma opinião própria pode causar danos grandes. Nosso principal objetivo é trazer informação com qualidade e responsabilidade”, enfatizou a coordenadora.
O presidente do Sindicont Chapecó, Gelson Luiz Dal Ri, salientou a importância de ter esse debate com a Federação e expor as necessidades de cada região. “As capacitações são uma das principais ações do Sindicont. É fundamental a constante atualização e o aprimoramento dos profissionais quanto às normas técnicas da profissão, a legislação fiscal e tributária e as demais legislações específicas da contabilidade, assim como preparar os contabilistas para os novos desafios do mercado”, destacou.
Em 2019, foram promovidos, por meio do Programa de Educação Sistema Fecontesc/Sindiconts, 32 cursos em Chapecó e em Pinhalzinho, com participação de mais de mil pessoas. “A nossa região é uma das mais participativas, tanto em quantidade de cursos como de pessoas envolvidas, dada a importância da constante atualização profissional”, concluiu a coordenadora dos cursos do Sindicont Chapecó, Sônia Innocente Disner.
Veja também
Santa Catarina quer retomar projeto de recolhimento de animais mortos nas propriedades rurais12/Jul/201912/07/19há 6 anos Sexta-feira, 12 de Julho de 201912/07/2019Boa notícia para os agricultores catarinenses: o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deve viabilizar a retomada do projeto de recolhimento de animais mortos nas propriedades rurais. Este foi um dos encaminhamentos da reunião entre a vice-governadora Daniela Heinehr, e o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de......
O campo e o emprego!11/Set/202511/09/25há 4 meses Quinta-feira, 11 de Setembro de 202511/09/2025JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)...
Você já plantou uma árvore hoje?29/Set/202029/09/20há 5 anos Terça-feira, 29 de Setembro de 202029/09/2020Credioeste distribuiu 600 mudas nativas e frutíferas nos municípios de Chapecó e Pinhalzinho para conscientizar sobre a preservação do meio ambiente...