Caxambu do Sul tem espaço exclusivo para atendimento dos empreendedores
Os empresários de Caxambu do Sul, no oeste catarinense, contam com espaço de contato permanente e direto com o Poder Público – a Sala do Empreendedor, situada no prédio da Prefeitura. A prestação de serviço gratuita faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que busca promover um ambiente favorável aos negócios para dinamizar a economia local. A iniciativa é executada pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
A Sala do Empreendedor de Caxambu do Sul oferece auxílio burocrático e busca agregar outras agendas estratégicas para o desenvolvimento do município e dos pequenos negócios, por isso também disponibiliza capacitações e consultorias sobre os mais variados aspectos que envolvem a gestão empresarial.
“O propósito é estarmos cada vez mais próximos do setor empresarial. Queremos contribuir para o aperfeiçoamento das empresas, otimizar os processos internos da Administração Municipal, diminuir o tempo de espera para atendimento das demandas, incentivar a diversidade de atividades econômicas e reduzir a burocracia para abertura de novos empreendimentos”, explica o prefeito Glauber Burtet.
Serviços prestados
Entre os serviços disponibilizados estão: atualização de informações; orientações para abertura, alteração ou encerramento de negócios; formalização de microempreendedores individuais (MEIs); emissão de certidões e guias diversas; auxílio para emissão de notas fiscais; apoio, divulgação e incentivo para participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais; assessoria na parte burocrática e documental para processos licitatórios e oferta de cursos e capacitações.
A agente de desenvolvimento local, Josiane Agostini, reforça que também é realizado o suporte aos MEIs para o preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). “Caxambu do Sul tem atualmente, segundo dados da Receita Federal, 165 microempreendedores individuais e todos precisam entregar a declaração até 31 de maio, mesmo aqueles que não tiveram faturamento em 2020”, explica.
Nos próximos meses também serão ofertadas consultorias gratuitas aos empresários e empreendedores locais nas áreas de finanças, planejamento, legislação, marketing, recursos humanos, vendas e qualidade. Os interessados devem realizar inscrição na Sala do Empreendedor de Caxambu do Sul e informar a necessidade do negócio.
Tendências do agronegócio foi o tema do segundo dia da Semana do Cooperativismo Catarinense30/Jun/202130/06/21há 4 anos Quarta-feira, 30 de Junho de 202130/06/2021Uma avaliação do posicionamento do Brasil no mercado interno do agronegócio e suas perspectivas foi o assunto exposto na tarde de terça-feira (29/06), no segundo dia da Semana do Cooperativismo Catarinense, promovida pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa......