CAMPOS DEMONSTRATIVOS: Conhecimento e tecnologia a serviço do setor agropecuário
Sescoop/SC apoia eventos que promovem aprimoramento profissional e elevação da produtividade e da rentabilidade
“Ser reconhecido por sua excelência em formação profissional cooperativista, como promotor da sustentabilidade e da autogestão das cooperativas e como indutor da qualidade de vida e bem-estar social de cooperados, empregados e famílias”. Com essa visão de futuro o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) apoia eventos de difusão e transmissão de tecnologias para o campo – os Campos Demonstrativos – que estão sendo realizados em várias regiões do território catarinense neste primeiro semestre de 2020 pelas seguintes cooperativas: Coopervil, Copérdia, Cooperalfa, Cooperitaipu, Coocam, Copercampos, Cooperja, Cravil e Coopersulca.
Novidades da genética de ponta na produção de suínos, ovinos, gado de corte e leite; exposição de tecnologias modernas para o ramo agropecuário; as melhores opções para produção de grãos (soja, milho e feijão) com o mais alto padrão de vigor e germinação; vitrines tecnológicas com ensaios de controle de doenças e pragas; técnicas para fertilidade de solo e novas ferramentas para a agricultura de precisão e digital são alguns dos atrativos disponíveis no Dia de Campo.
Os conhecimentos transmitidos são voltados aos profissionais que atuam no campo e aos empresários rurais para elevar a produtividade e a sustentabilidade das propriedades rurais. “Essas são valiosas oportunidades para o produtor agregar conhecimento, com excelentes resultados na melhoria da renda e da qualidade de vida da família, de acordo com avaliações das cooperativas. Isso ocorre porque o produtor adota as novas tecnologias, as quais provocam mudanças e transformações na dinâmica da produção agrícola e pecuária, refletindo-se no aumento geral da produtividade, especialmente nas áreas de grãos, suínos, aves, leite, hortigranjeiros, fruticultura etc”, enfatiza o presidente do SESCOOP/SC, Luiz Vicente Suzin.
O presidente observa que a educação e a capacitação se tornaram processos contínuos que requerem esforço permanente. Educar não é mais transferir conhecimentos, mas, ensinar a pensar. Nas últimas décadas, todas as organizações humanas – e não apenas os educandários – passaram a cumprir papeis educacionais, buscando uma formação cidadã e profissional. Dentre essas organizações destacam-se as cooperativas agropecuárias que, com o apoio de instituições do sistema S como Sescoop, desenvolvem todos os anos um extraordinário esforço de educação e de difusão tecnológica através dos campos demonstrativos.
Veja também
Tecnotri lançará novas soluções em plástico na linha ergonômica24/Jul/202024/07/20há 5 anos Sexta-feira, 24 de Julho de 202024/07/2020A Tecnotri Indústria de Plásticos desenvolve soluções para os segmentos frigorífico, alimentício, farmacêutico, entre outros. Com sede em Vila Maria, no Rio Grande do Sul, tem mais de 18 anos de mercado e apresentará seus produtos na 13ª edição da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne......
Diante de novos desafios, FIESC lança Escola S28/Ago/202028/08/20há 4 anos Sexta-feira, 28 de Agosto de 202028/08/2020Rede integrada por SESI e SENAI reúne práticas pedagógicas que são tendências no mundo todo. No oeste e extremo oeste, oferta do ensino médio segue com foco em ciência, tecnologia, engenharia, arte e......