Postado em 21 de Junho de 2021 às 16h57

Caibi investe em novas oportunidades para reter talentos

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
O prefeito, Eder Picoli, destaca as expectativas com o novo ciclo do programa
 
Desenvolver o território, fortalecer as empresas locais e promover um ambiente favorável aos negócios são os propósitos do município de Caibi que lançou o ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa busca promover a transformação local por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento. As ações serão executadas pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
O evento foi prestigiado por representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), do Núcleo da Mulher Empresária e do Núcleo do Jovem Empreendedor da Associação Comercial e Industrial de Palmitos (ACIP). Para realização da solenidade foram observados os protocolos de prevenção à covid-19.
Segundo o prefeito, Eder Picoli, a intenção com o programa é promover ações de incentivo ao comércio, as indústrias e ao turismo. “Essa parceria vem somar com esse propósito e tenho certeza que os resultados serão fantásticos”, adiantou. Para o gestor municipal o principal desafio é reter os talentos locais. “Nos últimos anos perdemos muitos filhos de Caibi para outras regiões e gostaríamos que retornassem, por isso fomentaremos novas oportunidades”, argumentou.
O vice-prefeito, Leonardo Gallon, reforçou que essa visão diferenciada é necessária para promover o desenvolvimento regional. “Ao fomentarmos a cultura do empreendedorismo, por exemplo, os munícipes observarão que a atitude é um dos principais diferenciais para uma carreira promissora”, expôs.
O gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo Rocha, destacou que a falta de oportunidades faz com que as pessoas migrem para outras cidades. “Importante esclarecer que a intenção do programa não é formar empresários, mas sim cidadãos com comportamentos empreendedores para que Caibi pare de exportar talentos”. De acordo com ele, o impacto para o município é muito maior do que apenas o deslocamento dessas pessoas, mas do investimento em sua formação e todo o seu potencial ao longo da vida.
Paulo Rocha comentou que no ciclo passado o programa atendeu 54 municípios catarinenses e que nesta edição já chegou a 70, mas a meta é impactar 100 cidades. Ele explicou que a atuação da entidade busca fortalecer as micro e pequenas empresas urbanas e rurais com base na missão de reduzir as desigualdades por meio do empreendedorismo.
A parceria Prefeitura de Caibi e Sebrae/SC é de longa data. Segundo o gerente, para o fortalecimento das atividades agrícolas são realizadas consultorias tecnológicas pelo Sebraetec para melhoramento genético da bovinocultura de leite. Também acontece o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATEG) em Pecuária de Corte, que é executado em parceria com o Sistema Faesc/Senar-SC e atenderá neste ano mais 1.500 propriedades de várias regiões do Estado.
Cidade Empreendedora
Nos próximos dois anos serão realizadas soluções com base em cinco eixos: liderança, Sala do Empreendedor, compras públicas, desburocratização e educação empreendedora. A apresentação sobre cada área de atuação foi realizada pela gestora regional do Programa, Carine Ribeiro, que enfatizou a importância do comprometimento de todas as lideranças. “O Cidade Empreendedora depende do engajamento de todos para que o município obtenha os melhores resultados. Todas as orientações transmitidas pelos consultores proporcionam segurança jurídica para que o Poder Público estabeleça os incentivos legais para oferecer a quem deseja empreender ou investir no município”, reforçou.
As definições das verticais estratégicas serão feitas em uma próxima reunião no município.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  

Veja também

Voltar para (Blog)