Postado em 12 de Junho de 2019 às 17h20

Vinhos da região serão premiados nesta sexta-feira

Os vinhos do Oeste catarinense analisados na 10ª Avaliação Regional, no último fim de semana em Pinhalzinho, serão premiados na sexta-feira (14), a partir das 19 horas, no CTG Porteira do Pinhal, durante o lançamento da 17ª Festa Colonial do Vinho, Queijo e Salame e jantar do Núcleo de Vitivinicultores da Associação Empresarial (ACIP). A iniciativa que reconhece os melhores vinhos do Oeste é organizada pelas Associações de Produtores de Vinho da região, com o apoio do Sebrae/SC, UDESC, FACISC, associações empresariais, Epagri e Prefeituras. 
O evento de avaliação contou com a participação de 57 produtores dos municípios de Pinhalzinho, Modelo, Serra Alta, Nova Erechim, Quilombo, Ouro Verde, Ponte Serrada, Passos Maia, Vargeão, Xanxerê e Ipuaçu. O encontro, realizado recentemente, oportunizou a degustação de 116 amostras de vinhos das categorias branco, bordô e isabel e a classificação dos vencedores será anunciada durante o evento de premiação. “O objetivo é obter um parâmetro técnico do produto elaborado na região. Tivemos a participação de 12 enólogos que fizeram a degustação e, além de premiar os melhores vinhos, posteriormente apresentaremos as informações aos produtores”, destaca consultor credenciado ao Sebrae/SC, Gilson Panceri Junior, que presta consultorias aos vitivinicultores juntamente com o consultor Fábio Ecco.
 Segundo Panceri, a avaliação dos enólogos demonstra que cada vez mais os vinhos da região vêm obtendo destaque em qualidade. “Não precisamos importar. Todo o Oeste de Santa Catarina possui grandes vitivinicultores e vinhos de qualidade”.
Para o gerente regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, a iniciativa é fundamental para incentivar a qualificação constante e a busca pela qualidade na produção de vinhos. “Com a união dos parceiros conseguimos elevar a qualidade dos vinhos produzidos no território fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva da uva. Os resultados confirmam que estamos no caminho certo”.  
Premiação local
Além da premiação regional programada para sexta-feira (14), em Pinhalzinho, ocorrerá no dia 19, no Salão Paroquial de Quilombo, o X Concurso Municipal do Vinho Artesanal com jantar e premiação. 

Veja também

Secretários da Agricultura dos estados do Sul e Sudeste buscam integração das ações de defesa agropecuária21/10/19 Estados do Sul e Sudeste unem esforços em prol da defesa agropecuária. Os governadores de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro assinaram protocolo de intenções para integrar as políticas públicas voltadas ao setor agropecuário. Este foi um dos resultados do 5ª encontro do......
Pinhalzinho + Livre é lançado durante Itaipu Rural Show03/02/22 A Administração Municipal de Pinhalzinho lançou nesta semana o Programa de Desburocratização Municipal – Pinhalzinho + Livre. A solenidade aconteceu no estande da Prefeitura durante a 23ª edição do......

Voltar para (Blog)