Postado em 05 de Julho de 2022 às 17h47

Iporã do Oeste fomenta o desenvolvimento econômico

Administração Municipal lança Programa Cidade Empreendedora
 

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
A Administração Municipal de Iporã do Oeste firmou parceria com o Sebrae/SC para a execução do Programa Cidade Empreendedora, que busca instituir estratégias e ações práticas para apoiar e fomentar o desenvolvimento local. Até 31 de dezembro de 2022 serão realizadas diversas soluções com base em três eixos estratégicos: Liderança, Sala do Empreendedor e Educação Empreendedora.
O prefeito Adélio Marx ressalta que essa parceria com o Sebrae/SC tem como objetivo apoiar as empresas locais e fomentar o desenvolvimento econômico do município. “A implantação do Cidade Empreendedora veio para suprir as demandas do setor empresarial, para identificar possíveis lacunas em determinados setores que precisam de mais apoio do Poder Público e para incentivar a diversificação na matriz econômica do município”, argumenta. 
A diretora do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Turismo e agente de desenvolvimento, Marglei Enzweiler Trevisan, comenta que o Cidade Empreendedora contribuirá para suprir uma necessidade da educação fundamental. “Ofertamos a disciplina da educação financeira, porém, gerava uma dupla interpretação associada com a matemática e tínhamos poucos materiais didáticos sobre o assunto. A partir de agora trabalharemos de maneira mais abrangente, com ênfase no planejamento, no comportamento empreendedor e nas características empreendedoras”, explica.
Para a gestora regional do Cidade Empreendedora no extremo oeste, Carine Ribeiro, as estratégias do programa são pensadas para tornar as empresas locais mais competitivas, gerar oportunidades de negócios, dinamizar a economia, proporcionar um ambiente favorável aos negócios e fomentar a cultura do empreendedorismo, além de aproximar o setor empresarial da Administração Municipal.
Sala do Empreendedor
Essa estrutura proporciona contato permanente e direto entre o Poder Público e os empresários, além de agregar agendas estratégicas para o desenvolvimento do município. Segundo Marglei, essa prestação de serviço era muito aguardada pela comunidade, bem como a criação do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que ocorreu nesse ano. “Atualmente, das 1.269 empresas registradas na Receita Federal com endereço vinculado a Iporã do Oeste, 742 são na modalidade jurídica de microempreendedor individual (MEI), o que representa 58% dos nossos CNPJs. Por isso, solicitamos que as empresas locais tragam suas demandas para alinhar medidas de apoio e incentivo como capacitações, consultorias e banco de empregos. Queremos atrair novos investimentos e novos empreendedores”, destaca.
Entre os serviços disponíveis estão: informações para abertura de empresas; formalização de MEIs; auxílio para emissão de notas fiscais; apoio, divulgação e incentivo para a participação das micro e pequenas empresas do município nas licitações públicas; cursos, capacitações e consultorias; outros serviços de apoio e suporte aos pequenos negócios.
O horário de atendimento é das 7h45 às 11h45 e das 13h15 às 17h15, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone (49) 3196-1661.
Solenidade
O lançamento do Programa Cidade Empreendedora com apresentação das soluções disponíveis ao município e a inauguração da Sala do Empreendedor de Iporã do Oeste ocorreram na última semana, na Prefeitura. Participaram autoridades municipais, secretários, servidores municipais, representantes do Sebrae/SC, vereadores, entidades empresariais, instituições financeiras e sindicados.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  
 
 

Veja também

ACIC planeja o seu futuro17/02/20 Associação antecipa início da nova gestão com planejamento para inovar e fortalecer trajetória da entidade...

Voltar para (Blog)