Postado em 17 de Julho às 17h21

Tumores de rim e bexiga são focos do 2º encontro de urologia da Unimed Chapecó

O segundo encontro do Projeto de Educação Continuada Urológica Unimed Chapecó ocorreu nessa semana, na sede da cooperativa médica, com o tema Oncologia. A iniciativa, que conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) e da empresa Astellas, tem por objetivo reunir médicos urologistas e de diversas especialidades, bem como outros profissionais da área da saúde, para discutir casos complexos e novos métodos diagnósticos e terapêuticos com foco na atualização e excelência dos procedimentos.
A finalidade desta segunda edição foi abordar casos complexos de câncer de rim, o qual representa o terceiro mais frequente do trato urinário e tumor de bexiga - segundo mais comum. “Atualmente, com a popularização dos métodos de imagem, o diagnóstico é mais precoce do que era no passado, no caso dos tumores de rim. Em relação ao tumor de bexiga, temos alta incidência em nossa região e o tabagismo é o principal fator de risco”, destacou o médico urologista e cooperado da Unimed Chapecó, Dr. Paulo Caldas. 
Segundo o médico, a discussão de casos complexos é fundamental para avaliar o que é melhor para cada situação, já que existem várias possibilidades. “Com esses encontros temos a oportunidade de conhecer a visão de cada um, debater qual a melhor opção para esses casos, além de abordar outras questões, pois quando trazemos um caso clínico para discussão, ele desperta outros assuntos paralelos”, comentou. 
O evento também contou com explanação do médico urologista Dr. Leandro Viecili, que levou para discussão um caso de câncer de rim. “Trouxe um exemplo bem complexo de um paciente com câncer de rim que já passou por três procedimentos e fará outro em breve. Nosso objetivo é discutir as opções de imagem, terapêutica, patologia, entre outros aspectos, para buscar melhorias no atendimento e no prognóstico, visando sempre o melhor cuidado ao nosso paciente”.
O projeto teve seu primeiro encontro no mês de junho. Cada reunião, realizada mensalmente, conta com um tema específico com o objetivo de discutir medidas diagnósticas e terapêuticas para cada tipo de caso. “Os dois primeiros eventos foram ótimos! Tivemos a participação de urologistas, radioterapeutas, radiologistas, oncologistas, patologistas, cirurgiões torácicos, entre outras especialidades e demais profissionais da área da saúde. Para que os eventos se mantenham em alto nível contamos com a participação de todos”, ressaltou Dr. Paulo. 
Próximo encontro
Para agosto teremos 2 eventos. O primeiro está programado para o dia 08 e o segundo será no dia 29, ambos às 19 horas, na Unimed Chapecó. No dia 29/8 a programação contará com palestra do médico Uro-oncologista do Instituto Nacional do Cânceres (INCA), Dr. Felipe Lott. Com vasta experiência em clínica e cirurgia em Uro-Oncologia, o médico possui mestrado e doutorado na área. Além disso, é pioneiro em Cirurgia Robótica no Estado do Rio de Janeiro e é coordenador do departamento de Laparoscopia e Cirurgia Robótica da SBU/RJ.

Veja também

Santa Catarina implementa identificação de origem para frutas e verduras10/09 Conhecidas pela qualidade, as frutas e hortaliças produzidas em Santa Catarina ganham mais um diferencial competitivo. A partir de agora, os consumidores poderão saber detalhes sobre o cultivo dos vegetais, inclusive o local onde foram......

Voltar para (Blog)