Água e sal, à base de amido, amanteigado, cookie, wafer, rosquinha, seco ou doce, integral, o biscoito está presente na rotina da maioria dos brasileiros, proporcionando praticidade e contribuindo para o equilíbrio das refeições. Resistir a uma unidade desse alimento, seja no café da manhã ou lanche, é quase impossível.
Atualmente, o mercado brasileiro de biscoitos é um dos mais sofisticados do mundo e conta com grande variedade de produtos, sendo um dos maiores fornecedores globais, com cerca de 30 tipos disponíveis, a maioria doces sem coberturas. Porém, os biscoitos recheados, nos seus mais diversos sabores, formatos e marcas, são os mais fabricados pela indústria brasileira.
A importância do produto para a economia do país é gigantesca. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), a categoria alcançou o número de USD 48,9 milhões em exportações no 1º semestre de 2021. Foram cerca de 30 mil toneladas de produtos vendidos ao exterior, um aumento em volume de 15,2% em comparação com o ano anterior.
BISCOITO OU BOLACHA?
Segundo a ABIMAPI, as duas expressões são usadas e estão corretas, mas o que as diferencia é o modo de preparo. Nas duas opções são utilizadas farinha de qualquer cereal, com ou sem açúcar, gordura ou levedura. Geralmente as bolachas são secas, enquanto os biscoitos podem ser secos ou úmidos. Os termos também dependem do regionalismo e costume.
ONDE ENCONTRAR
No Fort Atacadista de Chapecó, o cliente pode aproveitar o mix de produtos e levar as mais variadas opções de biscoitos disponíveis. O Fort Atacadista fica localizado na Avenida São Pedro, 1968, no bairro São Cristóvão.
Texto: Luciane Mildenberger
Veja também
ACAV apoia campanha de prevenção à Influenza Aviária14/Nov/202314/11/23há 2 anos Terça-feira, 14 de Novembro de 202314/11/2023Em um esforço conjunto para fortalecer as práticas de biossegurança na avicultura brasileira, a Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) anunciou seu firme apoio e suporte à campanha de conscientização sobre a prevenção à Influenza Aviária, lançada neste mês pela Associação Brasileira de Proteína......
Chapecó define setores estratégicos do ecossistema de inovação04/Jul/202204/07/22há 3 anos Segunda-feira, 04 de Julho de 202204/07/2022Tecnologia, informação e comunicação (TIC); saúde; máquinas e equipamentos e agronegócio foram os quatro setores prioritários definidos durante o Workshop I do Planejamento de Ecossistema Local de......