Postado em 15 de Agosto às 15h26

Granja do Futuro apresenta inovações tecnológicas para suinocultura

Ricardo Adams dos Santos, Claudio Salas, Gabriel Pederssetti e Alfredo Lima de Castro, da Crystal Spring (Crédito: Suellen Santin/MB Comunicação).

Os principais lançamentos e as novidades tecnológicas para a suinocultura estiveram presentes na Granja do Futuro que reuniu soluções de mais de 100 marcas e aconteceu juntamente da 16ª Pig Fair – feira técnica voltada ao setor que contou com empresas do Brasil e da América Latina – em paralelo ao 17º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS), realizado em Chapecó. A estrutura esteve distribuída em 47 estantes, seis lounges internos, quatro lounges externos, 12 espaços na Granja do Futuro, quatro espaços de mídias parceiras, além de patrocinadores institucionais. Esses eventos, uniram conhecimento técnico e inovação e foram promovidos pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet).
Referência no setor, a Crystal Spring, com sede em Toledo (PR), apresentou novidades neste ano. Uma delas foi o comedouro seco/úmido para maternidade, que permite que a fêmea misture sua própria ração com água ou escolha o consumo da ração seca. Esse desenho favorece o aumento da ingestão de ração ao mesmo tempo em que minimiza o desperdício. Outro benefício proporcionado é auxiliar a manter o adequado score de condição corporal da fêmea.
O gerente nacional da Crystal Spring, Alfredo Lima de Castro, explicou que esse modelo de comedouro tem regulagem para dispensar a quantidade de ração exata de consumo por dia. “A fêmea passa o focinho e joga a ração seca embaixo da chupeta que a umidifica, desta forma, come o quanto deseja. Além de favorecer a palatabilidade e digestibilidade”, comentou. Ele também destacou que outro diferencial do produto é sua durabilidade, pois a fabricação em aço inox garantirá a durabilidade por muitos anos.
A Crystal Spring há mais de 40 anos cria produtos práticos, inovadores e simples para atender as necessidades diárias do campo. A marca, que iniciou sua trajetória no Canadá, está no Brasil há mais de 10 anos. A representação exclusiva na América do Sul para venda, pós-venda e promoção é feita pela Novagri. Expositores há seis edições da Granja do Futuro, Alfredo enalteceu que o número de visitantes nunca decepciona. “O estande ficou cheio em todo tempo. Essa é uma feira que não pensamos duas vezes em participar porque aqui encontramos tomadores de decisões que buscam novidades. Além disso, o SBSS oferece uma programação técnica diferenciada com assuntos que abrangem a gestão do negócio, investimentos e temáticas atuais relevantes dessa cadeia produtiva”, enfatizou.
Outra empresa que trouxe soluções tecnológicas para a suinocultura foi a Pork Temp Control (P.T.C). A marca lançou um aquecedor térmico de escamoteador, que traz em conjunto a iluminação para proporcionar conforto térmico para o leitão. De acordo com o sócio-proprietário, Breno Reck, o grande diferencial do produto é o sistema de controle PID (proporcional-integral-derivativo), que se ajusta ao desenvolvimento da leitegada e proporciona melhor ganho e maior eficiência energética.
Segundo Breno, essa gestão térmica que replica a maneira natural como as porcas aquecem seus leitões é de fácil utilização e não demanda de muita mão de obra. “A partir do momento que o leitão nasce tem um sistema automático que em caso de qualquer problema já aparece em sua tela inicial. Essa tecnologia é recente e não tem outra semelhante no mercado, por isso aproveitamos a Granja do Futuro para lançar”, enalteceu. O produto já está disponível e é comercializado pela Farenzena.
Como estreantes na Granja do Futuro, Breno ficou satisfeito com os resultados. “O público é bem direcionado, o que para a marca foi muito interessante e bem produtivo. Os visitantes que passaram pelo nosso estande demonstraram interesse porque vieram com um problema na granja e nós apresentamos uma solução”, destacou.
A MS Schippers, uma multinacional de origem holandesa, também participou pela primeira vez da Granja do Futuro. A atuação da marca está voltada à biossegurança e biosseguridade. Seu carro-chefe é a limpeza e desinfecção, mas trabalha também com qualidade de água, controle de pragas, piso impermeável e ambiente seco pós-higiene. “São algumas tecnologias que não encontramos em nosso mercado interno, por isso trazemos de fora”, comentou o gerente de marketing, Pietro Pacheco.
A marca também atua com equipamentos, insumos e treinamentos voltados para uma melhor higienização e para reduzir o uso de antibiótico na produção intensiva brasileira. Na Granja do Futuro a empresa apresentou três novidades: o DI-O-CLEAN POWDER, que é uma alternativa ao cloro para sanear e limpar tubulações e desinfetar a água também; o MS DryCare Plus que é um poderoso pó de higiene – substituto do cal –, com absorção de umidades acima de 200% o que reduz os casos de diarreia e coccidiose e o HyBag, um detergente espumante que pode ser acoplado diretamente nas lavadoras.
Pietro enalteceu a importância do evento, que é reconhecido nacionalmente. “Encontramos aqui tanto nossos clientes da região Sul quanto de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. É uma oportunidade muito interessante”, analisou.

Breno Reck e Jamir Duarte, da Pork Temp Control (Crédito: Suellen Santin/MB Comunicação).

Pietro Pacheco, Marcel Scheffer e Marcos Franco, da MS Schippers (Crédito: Suellen Santin/MB Comunicação).

Os principais lançamentos e as novidades tecnológicas para a suinocultura estiveram presentes na Granja do Futuro (Crédito: Suellen Santin/MB Comunicação).

Os principais lançamentos e as novidades tecnológicas para a suinocultura estiveram presentes na Granja do Futuro (Crédito: Suellen Santin/MB Comunicação).

Veja também

Voltar para (Blog)