Postado em 06 de Julho de 2023 às 13h35

Atendimento gratuito do Sebrae/SC no extremo-oeste gera bons resultados às empresas

Visita de representantes Sebrae/SC e ALIs à empresa flexpro.

Levar inovação para micro e pequenas empresas por meio do acompanhamento personalizado de um profissional especializado em ferramentas ágeis. Esse é o objetivo do Programa Agentes Locais de Inovação (ALIs), uma iniciativa do Sebrae. Integrado ao Programa Brasil Mais Produtivo, do Governo Federal, que visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, os ALIs atendem os negócios focados em três categorias distintas: Produtividade, Transformação Digital e Rural.
Conforme a gestora do Programa ALI no território de São Miguel do Oeste, Carine Ribeiro, a metodologia é padrão em todo o Brasil. “São implantadas soluções rápidas e que a empresa consiga utilizar depois do atendimento. A jornada inicia com o diagnóstico, a investigação da dor e de que forma vamos ajudá-la. Esse problema pode ser no aspecto de marketing, gestão do negócio, inovação, transformação digital, ambiental ou ESG (Ambiental, Social e Governança). A participação no programa é gratuita. Qualquer empresa pode se inscrever na seleção para ser atendida pelos agentes de inovação”, explica.
CATEGORIAS
“Na categoria Produtividade o objetivo do ALI é identificar as dores das empresas e produzir um protótipo da solução do problema, com foco no aumento da produtividade e da sua eficiência, dos lucros e da redução das despesas. Após concluir a etapa, a empresa passará, se achar válido, para o ALI Transformação Digital, voltado à implementação de uma ferramenta digital. Enquanto que o ALI Rural é focado no setor do agro, nas empresas rurais”, frisa a ALI Produtividade, Talía Furlan.
Além de Talía, a categoria Produtividade possui outros dois agentes de inovação, Fernando Brescancin e Elizione Krumenauer. A categoria Transformação Digital dispõe do atendimento do profissional Douglas Rodrigues. Já a Rural conta com a assistência dos profissionais Pâmela Cristina Lima e Márcia Balbinot. A consultora sênior do Programa ALI Produtividade e do Transformação Digital é Sandra Mara Puhl Somavilla e do ALI Rural é Micheli Kamila Santin.
CONFERÊNCIA DE RESULTADOS
Com o objetivo de acompanhar os resultados dos atendimentos e de fazer uma visita nas empresas assessoradas, o gestor estadual do programa no Sebrae/SC, Denilson Coelho, o consultor estadual, Jeferson Linzmaier e o gestor da coordenadoria oeste do programa, Réges Chimello, fizeram uma visita na região. “A vinda deles para o território extremo-oeste é muito importante para validação dos resultados obtidos. É necessário também para o acompanhamento da execução do plano das ações implantadas”, afirma Sandra.
As empresas que receberam a visita dos profissionais para essa conferência são os cases de sucesso Queijos Perosa, Chocolates Di Pietro e Flexpro Sistemas.
CONQUISTAS OBTIDAS
Uma das empresas assessoradas pelos ALIs é a Queijos Perosa. A empresa foi fundada no ano de 1998, no município de Iraceminha (SC), por Darci e Inelva Perosa, pais do atual proprietário, Diego Perosa. A produção de Mussarela e Provolone, que crescia gradativamente, era feita em casa.
O empresário procurou o Sebrae/SC para receber atendimento da Agente Local de Inovação da região extremo-oeste na categoria Produtividade, Elizione. “Um amigo me indicou o Sebrae/SC, para me ajudar com essa demanda por meio dos ALIs. Buscamos recursos para o desenvolvimento de site e-commerce, para vendas on-line e para divulgarmos o negócio nas redes sociais. Como resultados obtivemos melhora significativa na visibilidade da marca”, reforça. O proprietário da Queijos Perosa notou também uma evolução na otimização de tempo de produção.
“Durante o atendimento à empresa, focamos no posicionamento digital e nos canais de vendas, que necessitavam ser aprimorados, pois os produtos são de extrema qualidade, mas os clientes tinham dificuldade de encontrá-los para aquisição”, enfatiza Elizione.
A empresa Di Pietro foi atendida pelo ALI Produtividade, Fernando. A Di Pietro nasceu do sonho da administradora Leiliane Pietro Biazi, em 2019. Leiliane vivia a segunda licença-maternidade quando aflorou a vontade de empreender e iniciou a produção dos chocolates artesanais.
Com a carreira de empreendedora, surgiram algumas dificuldades. “Através do ALI eu recebi uma consultoria para organizar o financeiro da empresa. Nós fizemos um comparativo de mercado para ter mais segurança para estipular um preço. Essas ações contribuíram com o aumento de faturamento, pois chegamos à margem líquida que deve ser aplicada no momento de calcular o preço de venda. Planejamos uma meta na empresa e estamos seguindo para alcançá-la”, comemora.
A proprietária da Di Pietro relata que também focaram na parte de divulgação e de marketing. “Como o meu chocolate é artesanal, o Fernando me desafiou a mostrar o diferencial do produto, dando dicas e falando sobre a produção dos chocolates. Ele me incentivou a aparecer nos vídeos e a manter uma regularidade nas postagens. Montamos um cronograma e conseguimos nos organizar em relação a isso também”, lembra.
Fernando relata que a empresária contribuiu efetivamente para a implantação das soluções. “Houve muita interação, fazendo com que conseguisse aumentar seu network, inclusive trazendo novos parceiros para seu negócio. Em paralelo, a orientação sobre a precificação trouxe muita segurança à empresária no momento de precificar seus produtos, podendo fazer negociações sem ter medo de ter prejuízo”, avalia.
A empresa Flexpro Sistemas foi atendida pelo ALI Produtividade e agora está participando do ALI Transformação Digital. De acordo com o agente responsável, Douglas Rodrigues, no processo foi avaliado que a empresa precisava de um sistema Omnichannel para atendimento e suporte ao cliente. “Foi implementada uma plataforma que centraliza as informações e as mensagens recebidas tanto do site quanto das redes sociais e de outras plataformas centralizados num dashboard só, ali eles conseguem destinar ao setor correto para fazer esse atendimento e dar suporte ao cliente”, explica.
 Com isso eles tiveram um ganho bem importante de produtividade e também de organização, além de terem uma visão mais estratégica de indicadores voltados ao atendimento e suporte ao cliente.
Na opinião do sócio-proprietário, Vandrei Monlin, o ALI é uma ótima alternativa, por ser um programa prático, objetivo e de simples aplicação na empresa, trazendo resultados quase que imediatos.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

 
Equipe da empresa Queijos Perosa, de Iraceminha/SC, ALIs e representantes do Sebrae/SC.

O gestor estadual do programa ALI no Sebrae/SC, Denilson Coelho e a proprietária da Chocolates Di Pietro, Leiliane Di Pietro Biasi.

Veja também

Apicultura catarinense é destaque em qualidade 26/01/22 Jair Carlesso,da linha São Paulinho em Tangará (SC), atua há mais de 20 anos na produção de mel. Ele e a família contam com uma Casa de Processamento de Mel e possuem o credenciamento do Serviço de......

Voltar para (Blog)