Postado em 11 de Novembro de 2024 às 11h27

Projeto Portas Abertas para inclusão certifica participantes

O NAC da ACIC apoiou a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Chapecó e Região Oeste (AMA Oeste) na realização do projeto "Portas Abertas para Inclusão". (FOTO: ARQUIVO)

O Núcleo de Assessorias e Consultorias (NAC) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) apoiou a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Chapecó e Região Oeste (AMA Oeste) na realização do projeto "Portas Abertas para Inclusão". Na última semana, a iniciativa foi encerrada com a devolutiva para os participantes, comemoração e certificação.  
Por meio de um ambiente acolhedor e inclusivo, o projeto colaborou para desenvolver habilidades essenciais nos envolvidos. As atividades abordaram temas para a inserção no mercado de trabalho, como o ambiente, postura profissional e regras internas. Seguiram-se de sessões sobre organização do espaço, de auto-gestão, introdução ao empreendedorismo e marketing em que os participantes foram incentivados a desenvolver campanhas.
Além disso, foi trabalhado o tema finanças pessoais e profissionais, atendimento ao cliente, e técnicas de vendas. Também foram realizadas oficinas práticas de apresentação de produtos, elaboração de currículos e entrevistas simuladas. Para encerrar, foram expostas oportunidades do mercado de trabalho.
PROJETO
A coordenadora do Núcleo, Luana Carraro, destacou que por meio da associada e nucleada Angela Favin, foi possível compreender a demanda da AMA Oeste. "Nas conversas entendemos que a inclusão de autistas no mercado de trabalho exige um esforço conjunto: a adaptação dos jovens e o preparo das empresas."
Luana salientou que muitas empresas ainda não sabem como identificar, recrutar e integrar pessoas autistas em suas equipes. "Entendemos que os autistas têm muito a oferecer quando seus potenciais são reconhecidos e compreendidos. No entanto, atualmente, as empresas não conseguem aproveitar essas habilidades porque não entendem o que é o autismo e quais são suas características,” afirmou a coordenadora.
EXPERIÊNCIA
O secretário do Núcleo de Assessorias e Consultorias, Éverton Rafael Breitenbach, expressou gratidão pela oportunidade e incentivou outros profissionais a se voluntariarem pela experiência enriquecedora que teve no projeto. “Quando se atua em Consultoria sempre temos um plano de ação bem desenhado e métricas rigorosas. Percebi, a partir da interação com os participantes, o que importa mesmo é compreender que o planejado nem sempre é o que vai ocorrer e a métrica não faz tanto sentido. É preciso reaprender como repassar conhecimento e contribuir de forma humana para o desenvolvimento das habilidades.”
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
De acordo com o Ministério da Saúde o Transtorno do Espectro Autista é uma condição que afeta a forma como as pessoas se comportam e se comunicam, classificado como um transtorno do neurodesenvolvimento. O autismo é uma condição de saúde que se manifesta por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. No entanto, terapias adequadas a cada caso podem ajudar essas pessoas a melhorar sua interação com o mundo.
 

Por meio de um ambiente acolhedor e inclusivo, o projeto colaborou para desenvolver habilidades essenciais nos envolvidos. (FOTO: ARQUIVO)

Veja também

Um estímulo à produção de mel em SC13/07/22 José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)...
Assembleia do OSB-Chapecó elegerá em junho novos conselheiros 26/05/23 O Observatório Social do Brasil de Chapecó (OSB-Chapecó) realizará no dia 29 de junho (quinta-feira), a partir das 18h30, Assembleia Geral Ordinária para eleição e posse do Conselho de......
Cooperativa Central Aurora Alimentos08/04/19 50 ANOS DE FUNDAÇÃO Data de fundação: 15 de abril de 1969. Primeiro presidente: Aury Luiz Bodanese. Posição nacional: terceiro maior conglomerado industrial do setor de carnes. Receita operacional bruta......

Voltar para (Blog)