Postado em 03 de Setembro de 2019 às 17h20

A partir desta quarta-feira: Produção e uso do biogás como fonte de energia é debatida em Chapecó

A 2ª edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será realizada a partir desta quarta-feira (4) até sexta-feira (6), no salão nobre da Unochapecó, em Chapecó. O evento visa contribuir com o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano, principalmente, nos três Estados do Sul. Esta inciativa proporciona um espaço de discussão sobre a produção e o uso do biogás como fonte de energia e tem correalização do Sebrae/SC.
Profissionais de vários lugares do Brasil estarão reunidos para participar de painéis, debates, apresentação de cases e visitas técnicas. A programação possibilita discussão sobre políticas públicas, inovação, tecnologia, processos e panorama setorial de oportunidades. O evento contará também com o Espaço Biogás de Negócios, que é um ambiente para que empresas e entidades possam divulgar produtos e serviços, ampliar networking, estabelecer parcerias e realizar negócios.
De acordo com o coordenador-geral do Fórum, Clóvis Leopoldo Reichert, “Chapecó abriga as principais empresas processadoras e exportadores brasileiras de carne suína, aves e derivados, com potencial de geração de biogás. Além disso, é um polo universitário, com estrutura de serviço e gastronomia para os visitantes, por isso a capital do oeste é um endereço estratégico para o evento”, explica.
PROGRAMAÇÃO
A solenidade de abertura do evento está prevista para quarta-feira (4), às 9 horas, no salão nobre da Unochapecó. Entre os temas que serão abordados estão: políticas públicas, inovação, tecnologias e processos e panorama setorial de oportunidades. Também serão realizadas duas visitas técnicas, uma em Concórdia e outra em Videira.
A programação completa está disponível no link: http://www.biogasebiometano.com.br/programacao. As inscrições para o Fórum e para as visitas técnicas devem ser feitas no site: http://www.biogasebiometano.com.br/inscricao.
PROMOÇÃO
A realização do 2º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APL MMeA), do Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás), do Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia (IST PGE), da Embrapa Suínos e Aves e da Universidade de Caxias do Sul (UCS)/TecnoUCS. A correalização é da Unochapecó/Parque Científico e Tecnológico Chapecó@ e do Sebrae.
O evento tem patrocínio Ouro da Sicoob e FAPESC, patrocínio Prata do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e patrocínio Bronzede Bombas Beto, ENC Energy, Grupo Cetric, CHP Brasil, Germek, Janus & Pergher, PESA CAT, Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) e Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás).
O apoio é da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), Governo do RS por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura, Fiesc, Fiergs, Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina, Sistema Ocergs Sescoop/RS, Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), Low Carbon Business Action Brazil,  Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial - UNIDO, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Chapecó e Região Convention& Visitors Bureau, Prefeitura de Chapecó, Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN), Associação Comercial Industrial Chapecó (ACIC),  Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi),  Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), NRG Hub,e Associação da Indústria de Cogeração de Enregia (Cogen). 

Veja também

Escolas particulares reforçam medidas de segurança contra covid-1929/06/21 Convivência com os colegas, aperfeiçoamento da linguagem e da inteligência emocional, tolerância, organização, socialização e desenvolvimento amplo de todas as capacidades são alguns dos benefícios de frequentar as escolas presencialmente em diferentes idades. As aulas foram suspensas em março de 2020 por conta da pandemia da covid-19, sendo......

Voltar para (Blog)