A importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama
Médicos da Unimed Chapecó destacam o papel dos exames e do acolhimento para que a jornada do paciente seja mais leve
A Unimed Chapecó oferece a mamotomia, um exame moderno e minimamente invasivo que auxilia no diagnóstico do câncer de mama (Foto: Comunicação Interna Unimed Chapecó)
A incidência do câncer de mama tem aumentado no mundo todo. E os números, como destaca o médico mastologista e cooperado da Unimed Chapecó, Dr. Makey Rodrigo Zortéa, são expressivos. “Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS), estimou cerca de 2,1 milhões casos da doença ao redor do mundo. Já para o triênio 2023/2025, esse número aumentou para 2,3 milhões. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicou cerca de 75 mil casos de câncer de mama para 2024. Sabemos que Santa Catarina é o estado com a maior incidência de casos de câncer no país, com cerca de 70 mil casos para cada 100 mil mulheres”, explica.
Diante desse cenário, a recomendação é que toda mulher a partir dos 40 anos realize a mamografia anualmente. “O sinal mais comum do câncer de mama ainda é o nódulo mamário palpável, cerca de 70% das queixas que recebemos em consultório é por conta dele. Mas existem também os sinais silenciosos, como o espessamento da pele da mama, pequenas secreções que saem do mamilo e alterações da coloração da pele”, reforça Dr. Makey.
A médica cirurgiã mastologista do Centro de Oncologia e Hematologia da Unimed Chapecó, Dra. Liana Ortiz Ruas Winkelmann, lembra que a campanha nasceu justamente para alcançar mulheres que não apresentam sintomas, mas precisam realizar os exames de rastreamento. Afinal, quando detectado cedo, o câncer de mama pode ser tratado com muito mais qualidade de vida.
“Receber um diagnóstico nunca é fácil. A palavra ‘câncer’ sempre leva a gente para um cenário de muito medo. Por isso, ele precisa ser encarrado de uma maneira muito delicada, com bastante sensibilidade para que isso dê força para o paciente enfrentar o tratamento. Então, é necessário criar um vínculo muito forte entre o médico e o paciente, para que essa trajetória se torne um pouco mais leve”, afirma.
Essa rede de cuidado se amplia com a segurança e a estrutura oferecida pela cooperativa médica. “O serviço de oncologia da Unimed Chapecó, como membro da Rede Einstein de Oncologia e Hematologia, foi estruturado para oferecer cada vez mais qualidade para os pacientes. Hoje contamos com uma equipe de oncologia clínica e hematologia e, agora, também com a especialidade cirúrgica de mastologia”, frisa.
E quando o assunto é diagnóstico precoce, a tecnologia tem um papel fundamental. A mastologista, radiologista de mama, e cooperada da Unimed Chapecó, Dra. Estela Regina Eidt, destaca que a mamografia é o exame mais eficiente para identificar alterações. “A mamografia detecta microcalcificações, pontinhos de cálcio que podem indicar o câncer em fase inicial e que não aparecem em ultrassom ou ressonância”, detalha.
A Unimed Chapecó também oferece a mamotomia, um exame moderno e minimamente invasivo que auxilia no diagnóstico do câncer de mama. Realizado com anestesia local, o procedimento retira pequenos fragmentos de tecido para análise e proporciona mais precisão em casos de microcalcificações e nódulos suspeitos identificados em exames anteriores. “É uma grande oportunidade de chegarmos num diagnóstico e, às vezes, até de tratamento, sem necessidade de realizar uma cirurgia”, explica Dra. Estela.
Em cada mulher que realiza seus exames, em cada médico que acolhe uma paciente e em cada gesto que reforça a importância da prevenção, o Outubro Rosa cumpre seu papel de promover uma vida saudável. Pelo seu corpo e pela sua história, conte com a Unimed Chapecó em todos os meses do ano para um cuidado infinito.
Pelo seu corpo e pela sua história, conte com a Unimed Chapecó em todos os meses do ano para um cuidado infinito (Foto: Comunicação Interna Unimed Chapecó)
Veja também
Lajeado Grande fortalece setor produtivo da economia criativa com oficinas de artesanato25/Jul/202225/07/22há 3 anos Segunda-feira, 25 de Julho de 202225/07/2022 As Oficinas Criativas para o Artesanato iniciaram no município de Lajeado Grande, no oeste catarinense. O objetivo é fortalecer o setor produtivo da economia criativa, incentivar a confecção de itens que potencializam as vocações regionais, buscar parcerias e novos mercados e oportunizar capacitação para o aprimoramento da estética e da......
“Chapecó com Elas” inicia jornada empreendedora11/Ago11/08há 2 meses Segunda-feira, 11 de Agosto de 202511/08/2025Oficina de Modelagem de Negócios foi a primeira atividade do programa. Iniciativa é da Administração Municipal e do Sebrae/SC...
Mercoagro firma parceria com Nucleovet01/Abr/202401/04/24há 1 ano e 6 meses Segunda-feira, 01 de Abril de 202401/04/2024A parceria estreitará os laços de duas importantes entidades ligadas ao setor do agronegócio brasileiro (Foto: MB Comunicação)....