Lajeado Grande fortalece setor produtivo da economia criativa com oficinas de artesanato
As Oficinas Criativas para o Artesanato iniciaram no município de Lajeado Grande, no oeste catarinense. O objetivo é fortalecer o setor produtivo da economia criativa, incentivar a confecção de itens que potencializam as vocações regionais, buscar parcerias e novos mercados e oportunizar capacitação para o aprimoramento da estética e da funcionalidade dos produtos criados a partir da cultura local. A iniciativa é da Administração Municipal em parceria com o Sebrae/SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora.
Dezoito mulheres participaram da primeira oficina realizada, na última semana, no Centro dos Idosos. A prestadora de serviço credenciada ao Sebrae/SC, Luiziana Hoerbe, explica que as participantes aprenderam sobre o processo de sublimação em tecido, com utilização de impressora e prensa térmica para aplicação da marca de Lajeado Grande em panos de copa. “Nas capacitações buscamos trazer novidades e uma nova leitura do artesanato cultural para o que já é feito no município. Então, são elaborados produtos culturais e souvenirs, que permitem um posicionamento diferenciado no mercado”, comentou.
Estão previstos, até dezembro deste ano, cinco encontros nos quais as artesãs locais desenvolverão produtos com a identidade do município, a exemplo de bolsa, caneca, nécessaire, toalha, chaveiro, almofada, panos de copa, porta vinho, avental, jogo americano, porta talhares, porta pratos e outros itens moda casa confeccionados em tecido. O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, destacou que aos poucos as participantes começam a agregar valor em seus produtos em um processo de crescimento coletivo.
Para a artesã Clair Felski, de 44 anos, a proposta das oficinas criativas é muito interessante. “Gostei dessa ideia porque sempre aprendemos técnicas novas e que proporcionam o diferencial no produto”, analisou. Clair trabalha com artesanato há três anos e foi desenvolvendo suas habilidades sozinha e com o tempo. “Aprendi fazendo, por isso essa proposta das oficinas contribui para aperfeiçoar minhas criações. Nunca tinha feito o processo de sublimação em tecido, mas ao fazer já tive ideias de como aplicar em outros itens”, antecipou.
Ao todo serão 34 horas de oficinas sobre: sensibilização e criatividade, desenvolvimento de produtos iconográficos, apresentação e embalagens e controle de qualidade e melhoramento de produto. As ações são voltadas à geração de oportunidades de trabalho e renda, o aproveitamento das vocações regionais, a preservação das culturas locais, a formação de uma mentalidade empreendedora para o mercado competitivo, a promoção da profissionalização e a comercialização dos produtos artesanais que fomentam o setor turístico.
Campanha Natal Voluntário da FALB distribui presentes para 200 crianças em Chapecó18/Dez/202018/12/20há 5 anos Sexta-feira, 18 de Dezembro de 202018/12/2020Fundação Aury Luiz Bodanese mobilizou voluntários da Aurora Alimentos para presentear crianças de14 associações de catadores de materiais recicláveis na maior cidade do Oeste...
Projeto de lei defende aplicação do Código Florestal à Mata Atlântica21/Fev/202221/02/22há 3 anos Segunda-feira, 21 de Fevereiro de 202221/02/2022Proposta de autoria do deputado Darci de Matos foi protocolada na Câmara dos Deputados. A medida é um pleito antigo da FIESC e sua aprovação é fundamental para manter a viabilidade das propriedades rurais de SC e do modelo......
Cooperativas agropecuárias impulsionam economia de SC09/Mar/202109/03/21há 4 anos Terça-feira, 09 de Março de 202109/03/2021A cadeia produtiva mais uma vez recebeu destaque em 2020, mesmo frente a um cenário incerto e atípico ocasionado pela pandemia de covid-19. Esse desempenho foi divulgado, recentemente, no balanço anual das cooperativas realizado pela......