Postado em 11 de Agosto às 14h12

“Chapecó com Elas” inicia jornada empreendedora

Oficina de Modelagem de Negócios foi a primeira atividade do programa. Iniciativa é da Administração Municipal e do Sebrae/SC

A temática foi conduzida pela consultora credenciada ao Sebrae/SC, Micheli Santin (Foto: Marci Páz/MB Comunicação). 

Projetar, modelar novos negócios ou atividades já existentes no mercado de forma visual. Com esse propósito, foi realizada a “Oficina Modelagem de Negócios”, na semana passada, no auditório do Sebrae/SC, em Chapecó. Essa iniciativa integra a programação da 1ª Semana Municipal de Inovação e Empreendedorismo, promovida pela Administração Municipal, com apoio do Sebrae/SC.
Participaram da oficina aproximadamente 50 mulheres que fazem parte do programa “Chapecó com Elas – impulsionando o empreendedorismo feminino”. A proposta representa um movimento para que cada mulher tenha coragem para tirar seus planos do papel, com o suporte de uma rede que acredita no poder feminino de inovar, liderar e prosperar. A temática foi conduzida pela consultora credenciada ao Sebrae/SC, Micheli Santin.
Para fazer a modelagem dos negócios foi utilizada a ferramenta Canvas. “Incentivei as participantes a refletir sobre a proposta de valor que pretendem desenvolver, para que segmento de clientes, de que forma isso será personalizado, quanto custará e quais as parcerias necessárias”, explicou Micheli. Segundo ela, a ferramenta permite uma compreensão compartilhada, uma visão sistêmica do modelo, uma visualização de encaixe entre setores, pensamento crítico e conexão.
A modelagem de negócios, segundo Micheli, é uma ferramenta que se adapta ao momento vivido pela atividade. “Para quem tem uma ideia de negócio será fundamental para ter essa visualização completa e o mesmo ocorre para quem empreende, que terá um panorama. Costumo dizer que é como se o empreendedor estivesse olhando um labirinto de cima. Ele enxerga os clientes, o que oferta de valor, como se comunica e o que precisa melhorar”, enfatizou.
De acordo com a consultora do Sebrae/SC, a modelagem de negócios é fundamental para a perenidade da atividade. “Quando o empreendedor tem essa compreensão consegue se destacar no mercado, porque entrega valor em um modelo adaptado à realidade, funcional e prático, aliado de um atendimento de excelência”, explicou.
UNIÃO DE FORÇAS
A madrinha do programa e primeira-dama Fabiana Matte Rodrigues relembrou que o programa nasceu para apoiar, valorizar e incentivar as mulheres empreendedoras de Chapecó. “Esse momento é muito especial e representa um marco para o município. A mulher já é uma empreendedora nata: ela administra a economia dentro de casa, cuida da família, apoia o marido, mas nós queremos mais. Por isso, daqui sairão mulheres empreendedoras e vitoriosas desse sistema econômico”.
“Estamos muito contentes por iniciar esse programa que prosseguirá até novembro, com 12 imersões voltadas à gestão, precificação, fluxo de caixa e posicionamento de mercado. Mais do que um programa é uma política pública de incentivo ao empreendedorismo feminino e um processo de desenvolvimento econômico muito inclusivo em Chapecó”, enalteceu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Márcio da Paixão.
De acordo com a analista de negócios do Sebrae/SC, Raquel Gobb, é uma honra para entidade ser parceira desse grande programa. “O Sebrae/SC tem como missão desenvolver o empreendedorismo, propósito que está alinhado com os objetivos desta iniciativa que proporcionará troca de experiências, construção de redes de contatos e fortalecimento coletivo, além de transformar desafios em oportunidades”.
TRILHA DE CAPACITAÇÃO
No centro do programa está a Trilha de Capacitação Chapecó com Elas 2025. O módulo I denominado de “Elas empreendem” iniciou com a oficina de Modelagem de Negócios. O próximo encontro será no dia 20 de agosto com a temática Finanças e Controles Gerenciais. Também estão previstas atividades no dia 3 de setembro sobre Precificação e 17 de setembro sobre Marketing Digital.
O módulo II denominado de “Elas inovam” prevê as seguintes temáticas: Inovação e Criatividade (1º de outubro), Inteligência Artificial para Produtividade (15 de outubro), Elaborando seu Pitch Comercial (29 de outubro) e Sessão de Negócios (18 de novembro). 
EXPECTATIVAS
Janaína Prates, de 34 anos, foi a primeira a se inscrever no programa “Chapecó com Elas”. A empreendedora do Caminhos de Lavanda atua há cinco anos como terapeuta, além de produzir e comercializar produtos de aroma terapia. A busca constante por conhecimento motivou-a a participar da proposta. “Busco desenvolver melhor o meu trabalho como empreendedora. Então, pretendo aprimorar a área comercial ao aprender novas técnicas, a precificação adequada dos produtos e a gestão do negócio”, antecipou.
Segundo ela, em sua trajetória os maiores obstáculos estão relacionados a administração dos recursos. “Eu desenvolvo os sprays, por exemplo, então preciso saber quanto gasto em cada item e quanto vou lucrar. Preciso desenvolver essa parte para poder ampliar o meu negócio. Por isso, minhas expectativas são muito positivas, quero aproveitar essa oportunidade do programa para alavancar o crescimento da empresa”, observou Janaína.
SOBRE O SEBRAE
O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoia milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
 
 

A madrinha do programa e primeira-dama Fabiana Matte Rodrigues relembrou que o programa nasceu para apoiar, valorizar e incentivar as mulheres empreendedoras (Foto: Marci Páz/MB Comunicação). 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Márcio da Paixão, enalteceu que o programa prosseguirá até novembro (Foto: Marci Páz/MB Comunicação). 

De acordo com a analista de negócios do Sebrae/SC, Raquel Gobb, é uma honra para entidade ser parceira desse grande programa (Foto: Marci Páz/MB Comunicação). 

Participaram da oficina aproximadamente 50 mulheres que fazem parte do programa “Chapecó com Elas” (Foto: Marci Páz/MB Comunicação).

A modelagem de negócios é fundamental para a perenidade da atividade (Foto: Marci Páz/MB Comunicação). 

Para fazer a modelagem dos negócios foi utilizada a ferramenta Canvas (Foto: Marci Páz/MB Comunicação). 

Fabiana Matte Rodrigues, Raquel Gobb, Ulmara Spagnol, Micheli Santin e Márcio da Paixão (Foto: Marci Páz/MB Comunicação). 

Veja também

Oeste terá 50 cursos gratuitos para o meio rural em julho24/06/22 Produtores e trabalhadores do oeste catarinense terão 50 oportunidades gratuitas de qualificação profissional no mês de julho. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), que divulgou o cronograma nesta semana. Em todo o......
RC Industrial apresentará soluções em embalagens na Mercoagro 202029/01/20 Ao participar pela terceira vez da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro), programada para setembro deste ano, em Chapecó (SC), a RC Industrial apresentará seus principais......

Voltar para (Blog)