Postado em 03 de Janeiro de 2023 às 17h33

Um olhar para a vida

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -

Deisy Parnof, Psicóloga Clínica CRP/12-09221 - Unimed Personal, e Tatiane Sberse, Psicóloga Clínica CRP/12-22938 - Medicina Preventiva Unimed Chapecó

 
Os últimos anos, além de oportunizar aprendizados e reflexões frente à vida, despertaram nas pessoas os mais variados sentimentos que geraram sofrimento, medos, incertezas, sensação de perda de controle, privação de contato social, assim como as inquietações. Percebemos, então, aumento significativo nos sintomas de ansiedade e depressão, principalmente naqueles que já tinham uma predisposição ao adoecimento psíquico ou alguma patologia, seguido de fragilidade psicológica na população em geral. A sensação relatada pelas pessoas é de que a vida que se tinha antes já não é mais a mesma.
Sendo assim, precisamos falar de ressignificar tais sentimentos vivenciados e transformá-los em um novo sentido, aceitando o fato de que não podemos controlar o futuro e nem alterar o passado, mas sim, nos responsabilizarmos por aquilo que é possível ser modificado e que compete a cada um de nós.
Ponderando neste novo sentido à própria vida, podemos nos preparar para a chegada de 2023 pensando na prevenção, na reorganização e na construção de novas formas de se relacionar consigo mesmo e com os outros, buscando a prevenção da saúde de forma integral, principalmente da saúde emocional, a qual está diretamente ligada ao equilíbrio das funções psíquicas que são responsáveis por controlar e gerenciar nossas emoções e que resultam em sentimentos de bem-estar. Precisamos, então, repensar nossos hábitos diários para desfrutarmos de uma vida mais saudável, tanto emocional quanto física, espiritual, sociofamiliar e profissional. Trazer à consciência aspectos da vida é um ótimo exercício para impulsionar mudanças que trarão sentido e estarão alinhadas com os valores pessoais, resultando em qualidade e propósito.
Para tanto é importante desenvolver o hábito do autocuidado e autovalorização, o qual envolve alimentação saudável, relações interpessoais saudáveis, momentos nos quais você possa estar em conexão consigo mesmo, que proporcionem prazer e bem-estar. Neste viés, a prática constante de exercícios físicos se faz efetiva, pois além de melhorar o condicionamento do corpo, melhora a autoestima, o autoconceito, a imagem corporal, as funções cognitivas, o senso de percepções. Colabora para produção de hormônios como serotonina, adrenalina e endorfina, responsáveis pela sensação de bem-estar, também melhora a qualidade de vida mental e emocional, contribuindo na diminuição dos níveis de cortisol, causadores da ansiedade e estresse de maneira geral e diminuição significativa nos sintomas depressivos.
Neste novo ano, temos a oportunidade de refletir sobre o que foi feito no passado e projetar o futuro, com novos desafios e aprendizados. Ser grato por tudo o que aconteceu e pensar que, a cada dia, devemos valorizar os momentos em família, filhos e, claro, sermos mais humanos. Aliás, este tempo de qualidade proporciona educação emocional e fortalece os vínculos parentais, que por vezes se encontram fragilizados. Como diria o autor chamado Urie Bronfenbrenner “A família é o meio mais eficiente de tornar humanos os seres humanos”.
É compreensível que seja difícil construir isso de forma independente. Por isso, é importante buscar auxílio de profissionais qualificados para trilhar este caminho de organização, ressignificação, construção e fortalecimento.
Para finalizar queremos lhe propor esta menção de Shakespeare: “Sempre me sinto feliz, sabes por quê? Porque não espero nada de ninguém. Esperar sempre dói. Os problemas não são eternos, sempre têm solução. O único que não se resolve é a morte. A vida é curta, por isso, ame-a! Viva intensamente e recorde: Antes de falar... Escute! Antes de escrever... Pense! Antes de criticar... Examina-te! Antes de ferir... Sente! Antes de orar... Perdoe! Antes de gastar... Ganhe! Antes de render-te... Tente de novo! Antes de morrer... VIVA!”

Veja também

Cordilheira Alta investe no planejamento estratégico do turismo28/04/22 A Administração Municipal de Cordilheira Alta, no oeste catarinense, está investindo no planejamento de atrativos turísticos e no fomento desta atividade econômica. Pelo Programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com o Sebrae/SC, serão realizadas duas soluções neste ano o Plano Estratégico do Turismo e o Desenvolvimento e Promoção......
MÁRIO LANZNASTER: LINHA DO TEMPO18/10/20 Com quase 50 anos de atuação no setor, Lanznaster presidiu duas das maiores cooperativas brasileiras: a Aurora Alimentos e a Cooperalfa....

Voltar para (Blog)