Postado em 28 de Abril de 2022 às 17h23

Cordilheira Alta investe no planejamento estratégico do turismo

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A Administração Municipal de Cordilheira Alta, no oeste catarinense, está investindo no planejamento de atrativos turísticos e no fomento desta atividade econômica. Pelo Programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com o Sebrae/SC, serão realizadas duas soluções neste ano o Plano Estratégico do Turismo e o Desenvolvimento e Promoção do Turismo.
A primeira etapa compreende um levantamento de dados do município para, posteriormente, elaborar um diagnóstico da potencialidade turística e definir estratégias e ações para o desenvolvimento do turismo. Em um segundo momento será trabalhada a promoção do turismo, na qual prevê a formatação de um produto turístico e divulgação do destino.
De acordo com a gerente de cultura, Évelin Hillana Ogliari e a responsável pela Secretaria de Cultura Esportes e Turismo, Sonia Briancini, recentemente foi criado o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) composto por entidades, empresários e lideranças locais. Outra conquista recente foi a inclusão de Cordilheira Alta no novo Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento reúne cidades que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do País. O objetivo é orientar a atuação do Sistema Nacional do Turismo no desenvolvimento regionalizado e descentralizado das políticas públicas nos territórios identificados.
Évelin explica que a partir da Sala do Empreendedor foi identificado o leque de possibilidades disponibilizadas pelo Sebrae/SC que podem contribuir para o desenvolvimento local. “Aproveitamos a proposta da atual gestão de potencializar o turismo, uma área que nunca foi trabalhada em Cordilheira Alta, para escolher soluções específicas para o setor e contar com o suporte da entidade para isso e também para elaborar o Plano Municipal do Turismo”, relata.
Entre os processos internos, a gerente de cultura destaca a alteração da nomenclatura da Secretaria de Cultura e Esportes que passou a ser denominada de Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo. “A partir disso fomos nos apropriando sobre o que poderíamos fazer enquanto Poder Público para fomentar o setor, com apoio também do Conselho Regional de Turismo do Grande Oeste (Conturoeste), no qual somos associados”, ressalta.
Conheça as soluções contratadas
No Plano Estratégico do Turismo são realizadas consultorias com o objetivo de definir as estratégias e ações necessárias para promover o desenvolvimento sustentável do turismo. O trabalho envolve análises do mercado turístico (demanda e oferta); da infraestrutura básica e dos serviços gerais encontrados na área; do quadro institucional; dos aspectos socioambientais; além da consolidação do diagnóstico estratégico, validação da seleção; análise swot participativa; missão e visão do turismo; estratégias para o desenvolvimento e plano de ação.
Para o Desenvolvimento e Promoção do Turismo as consultorias buscam garantir a implementação de ações alinhadas ao Plano Nacional do Turismo. O trabalho envolve: sensibilização dos atores; formação e orientação do grupo de trabalho; qualificação da oferta; turismo em números e promoção do destino.
 
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