Postado em 07 de Novembro de 2022 às 15h54

Sebrae orienta MEI’s e apresenta ações no Empreende e Emprega Chapecó

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Eládio Jamir Disner tem MEI há mais de 10 anos e aproveitou o evento “Empreende e Emprega Chapecó” para esclarecer algumas dúvidas com os consultores do Sebrae sobre a abertura de conta jurídica, recolhimento e emissão de notas. A ação ocorreu no último sábado (5) na Praça Coronel Bertaso e reuniu em um único espaço os trabalhadores, as empresas com vagas disponíveis e as instituições educativas que possuem cursos de qualificação para oferecer. 
                “Fui bem atendido e sanei minhas dúvidas. Sempre que posso faço cursos de aperfeiçoamento pelo Sebrae, é uma possibilidade para a melhoria do trabalho”, afirmou Disner, que possui um MEI de prestação de serviço cultural voltado à literatura.
                O empreendedor promove apresentações culturais nas escolas com contação de histórias, teatro e palestras com foco no incentivo à leitura. Além disso, conta com uma parceria com a Editora Moderna e faz a divulgação dos livros nas escolas. Os alunos sorteados vão até a livraria para adquirir livros. “Ser MEI agiliza nosso trabalho e dá credibilidade. Quando digo que tenho MEI, sou credenciado para chegar nas escolas e apresentar meu trabalho. Isso facilita, é um cartão postal a mais”, acrescentou.
O evento foi organizado pela Prefeitura, por meio do Simplifica Chapecó, com o apoio do Sebrae, através das ações do Programa Cidade Empreendedora. Entidades, universidades, instituições do Sistema “S”, Balcão de Empregos, empresas, Secretaria de Fazenda e Administração e Secretaria de Assistência Social também foram parceiras. 
                EMPREENDEDORISMO EM FOCO
                O Sebrae apresentou durante o evento os serviços do Simplifica Chapecó como informações sobre a abertura de MEIs e empresas de demais portes, orientações de alteração, baixas e regularização da situação cadastral no município. Além disso, demonstrou os benefícios da Sala do Empreendedor e de ser um MEI. A analista de projetos do Sebrae/SC, Gabriela da Costa Heming, citou outro importante trabalho desenvolvido pelo Sebrae por meio do Programa Cidade Empreendedora.
“O Sebrae contribui para a transformação local dos municípios com a implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. “Os pequenos empreendedores, assim como as Administrações Públicas dos municípios, recebem muitos benefícios por meio das ações do programa. Permite o aprimoramento do ambiente de negócios e fomenta o empreendedorismo com foco no desenvolvimento sustentável”.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste Udo Martin Trennepohl, ressaltou o constante trabalho que o Sebrae faz na capacitação e a promoção do desenvolvimento econômico e competitividade de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo no país. Ele ainda citou alguns dos benefícios de ser MEI, como a emissão de nota fiscal, formalização do negócio, benefícios previdenciários, cadastro gratuito, tributação simplificada e linhas de crédito com juros reduzidos. “O objetivo do MEI é facilitar a formalização dos empreendedores que exercem atividade de maneira autônoma, garantindo assim uma série de benefícios e a regularidade da atividade econômica exercida”.
DESTAQUE NA GERAÇÃO DE EMPREGOS
Chapecó é considerada referência na geração de empregos. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), revelam que, somente nos primeiros oito meses de 2022, o município aumentou em 3,7 mil o número de trabalhadores com carteira assinada, somando um total de 95.117 pessoas.
Um dos destaques do evento foi o Feirão do Emprego, com cerca de 700 vagas de trabalho disponíveis em 16 empresas que fizeram seleção e recrutamento. A programação iniciou no dia 31 de outubro, com o Circuito de Negócios Agro Banco do Brasil, que esteve com o Caminhão Agro na praça Coronel Bertaso, onde ocorreram palestras, orientações técnicas, operações de crédito e assinaturas de contrato. Nos dias 3, 4 e 5 quem esteve com uma unidade móvel na Praça Coronel Bertaso foi a Caixa Econômica Federal. A unidade funcionou prestando serviços como uma miniagência.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, disse que além do Feirão, o Balcão de Empregos de Chapecó tem mais de 1,5 mil vagas disponíveis. Citou que a Administração Municipal fomenta a geração de emprego e renda, com medidas de desburocratização e investimentos.  “Além de iniciativas para facilitar a busca de um trabalho, a Prefeitura oferece cursos de qualificação gratuitamente para que as pessoas possam melhorar de vida”, disse.
PARCEIROS
Foram parceiros do Empreende e Emprega Chapecó as seguintes empresas: Aurora Coop, Ecofrigo, JBS, Unimed Chapecó, Supermercado Brasão, Rissi, MC Donalds, Rede Leve, FullPack, Expresso São Miguel, Portilliotti, Auto Viação Chapecó, Atacadão/Max, Scala Engenharia, Forma Tecnologia/Hitech e Nord Eletric Soluções em Engenharia Elétrica.
As instituições parceiras foram: Sebrae, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Unoesc, Sicredi, Sicoob Maxicrédito, Senac, Sest/Senat, Senai, Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais (NAPA), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Guarda Municipal.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite

Veja também

OCESC tem agenda com Governador do Estado30/07/20 O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), Luiz Vicente Suzin, juntamente com outras lideranças cooperativistas, foi recebido pelo Governador do Estado, Carlos Moisés, nesta semana. A OCESC......
Faesc preocupada com possível escassez de milho em 202024/09/19 É grande a probabilidade de ocorrer, novamente, escassez de milho no mercado interno brasileiro em 2020 com sérios prejuízos para as cadeias produtivas de aves e suínos e para o parque agroindustrial. A advertência é......

Voltar para (Blog)