Postado em 18 de Janeiro de 2023 às 13h57

Férias: veja dicas para manter a alimentação saudável das crianças

Nutricionista do Fort Atacadista ensina alimentação rica em nutrientes para fazer parte da rotina infantil

Para salada de frutas a dica da nutricionista é optar por frutas da estação (Foto: Banco de Imagens).

Se manter uma rotina saudável durante as férias para os adultos é difícil, imagina para as crianças. Nesse período sem aulas os horários dos pequenos mudam e a agenda diária inclui desde passeios e viagens, a dias mais ociosos em frente à televisão em casa.
Seja como for, o período também pode ser marcado pelo aumento da ingestão de guloseimas, como fast-foods, produtos industrializados, gordura e açúcar em excesso, caso os pais ou responsáveis não fiquem atentos.
A nutricionista do Fort Atacadista, Rafaela Moreira, destaca que é fundamental incluir lanches nutritivos na alimentação das crianças para promover o desenvolvimento saudável e prevenir a obesidade infantil.
“O ideal é manter a rotina com café da manhã, almoço, lanche e jantar, incluindo porções de frutas, verduras, legumes, grelhados e assados, contribuindo com o aumento da imunidade e proporcionando qualidade de vida desde a infância”, orienta a nutricionista.
Porém, ela ressalta que os doces e outras guloseimas podem ser liberados, desde que com moderação. “Os pais ou responsáveis devem ficar de olho nos exageros”, sugere.
Para tornar o cardápio atrativo, a dica da nutricionista é deixar a criança participar da escolha e montagem dos pratos, como por exemplo, na hora do lanche da tarde.
“Se a criança não come determinado alimento, vale disfarçar acrescentando outro alimento e deixá-la experimentar. O importante é que ela veja como pode ser saboroso se alimentar de forma saudável”, acrescenta a profissional da saúde.
E para ajudar os pais ou responsáveis a elaborar um cardápio de lanchinho saudável, a nutricionista aponta três opções de dar água na boca. Confira:
LANCHE 1
Sanduíche natural de patê de frango e suco de fruta
Ingredientes:
- duas fatias de pão de forma
- 1 xícara de frango cozido e desfiado
- 1/2 xícara de cenoura ralada 
- 1/2 xícara de milho verde (a gosto)
- 1 folha de alface
- duas colheres de sopa de requeijão light ou iogurte natural
Modo de preparo: 
Em uma tigela, acrescente o frango desfiado, a cenoura, o milho e a maionese. Misture tudo e coloque no pão, com a folha de alface. 
Sirva acompanhado de um copo de suco de fruta natural.
LANCHE 2
Salada de frutas (a dica da nutricionista é optar por frutas da estação, também mais econômicas)
As frutas atuais da estação são: laranja-pera, abacaxi, mamão, maracujá, melancia, uva, dentre outras.
LANCHE 3
1 fatia de bolo ou cookies integrais, vitamina de frutas e castanhas opcionais.
Para finalizar, a nutricionista recomenda a ingestão de muita água e líquidos aos pequeninos, mantendo-os hidratados e saudáveis.

Outra sugestão é o sanduíche natural (Foto: Banco de Imagens).

Sanduíche natural de patê de frango (Foto: Banco de Imagens).

O ideal é manter a rotina com café da manhã, almoço, lanche e jantar, incluindo porções de frutas, verduras, legumes, grelhados e assados (Foto: Banco de Imagens).

O importante é que a criança veja como pode ser saboroso se alimentar de forma saudável (Foto: Banco de Imagens).

Veja também

Tecpon, Cleantec e Engenutri apresentam novidades na Mercoagro 202005/02/20 Soluções em detergentes e saneantes para higienização estarão presentes na Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro), programada para setembro deste ano, em Chapecó (SC), no estande da Cleantec do Brasil e da Tecpon Indústria e Comércio de Produtos Químicos. Com sede em Chapecó, a......
ACIC Chapecó lança Portal Social05/11/20 Plataforma reunirá projetos em diferentes áreas para que empresas e pessoas físicas possam conhecê-los e patrociná-los a partir da destinação de parte do Imposto de Renda...
FIESC promove 2º Fórum do Programa Travessia SC no dia 3 de setembro26/08/20 Evento tem participações confirmadas do secretário de estado da Fazenda, Paulo Eli, do presidente do Conselho de Administração da WEG, Décio da Silva, e do economista José Augusto Fernandes; foco é......

Voltar para (Blog)