Postado em 10 de Junho de 2022 às 14h16

Recicla Xanxerê coleta materiais eletrônicos neste sábado

Iniciativa do SESI e do SENAI em parceria com a CDL, ACIX, Prefeitura e REC ocorrerá das 8h às 15h, na Praça Tiradentes

Coletar materiais eletrônicos e dar a destinação correta. Esse é o objetivo de nova edição do Recicla Xanxerê, que ocorrerá neste sábado (11), das 8h às 15h, na Praça Tiradentes. A iniciativa é do SESI e do SENAI, entidades da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Xanxerê, Prefeitura do município, Associação Comercial e Industrial de Xanxerê (ACIX) e a empresa REC - Reciclagem de Eletrônicos Chapecó. A ação integra o Programa Oportuniza, da FIESC, programa da Assessoria de Responsabilidade Social da entidade.
O Recicla Xanxerê é realizado anualmente. O coordenador de Educação Profissional do SENAI da Região Oeste e Extremo Oeste, Willi Robert Sobotka, assinala que o evento tem como objetivo incentivar e auxiliar a comunidade a dar o destino correto aos materiais que não serão mais utilizados e viraram lixo eletrônico. “Buscamos, cada vez mais, conscientizar para que as pessoas criem o hábito de descartar corretamente esses materiais. A campanha sempre tem um resultado satisfatório, pois a comunidade aceita a proposta e leva os equipamentos até o ponto de coleta”, comenta.
Podem ser levados até a Praça Tiradentes itens como placa-mãe de computadores, celulares, rádio/vitrola. Micro-ondas, computadores, processadores, forno elétrico, mouse e teclado, vídeo cassete/DVD, pilas e baterias, entre outros. Também podem ser entregues óleo de cozinha usado, vidros comuns como garrafa e garrafão, eletrodomésticos em geral e lâmpadas (ao custo de R$ 1,00 a unidade).
De acordo com Sobotka, o destino correto de materiais eletrônicos faz parte da cultura da população de Xanxerê. “Tanto as pessoas quanto as empresas aguardam o evento e cobram sua realização. Isso é uma prova de que consolidamos a campanha e de que está intrínseco na cultura do município a destinação correta desses itens”.
A REC dá destino correto a todos os resíduos gerados pelo desmanche dos produtos, tendo como meta resíduo zero. É uma das poucas empresas no estado que possui licenciamento ambiental específico para o ramo de reciclagem de eletrônicos. A empresa possui sede na linha Rodeio Bonito, interior de Chapecó, onde o material é armazenado e, posteriormente, efetuada a triagem e dada a destinação.

Veja também

Concórdia fortalece trade turístico30/11/20 Empresas recebem consultorias para superar os desafios impostos pela pandemia...

Voltar para (Blog)