Postado em 30 de Novembro de 2020 às 08h58

Concórdia fortalece trade turístico

Empresas recebem consultorias para superar os desafios impostos pela pandemia

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
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Vinte empresas do trade turístico do município de Concórdia, no oeste catarinense, receberam consultorias gratuitas nas áreas de gestão de marketing, vendas, processos, custos e gestão financeira. Os atendimentos ocorrem pela parceria entre Sebrae/SC, Sala do Empreendedor local e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SEDETI). A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/SC desde 2017 no município. 
A proprietária e administradora do Hotel Alvorada Concórdia, Carolina Reich Marcon Passero, relata os reflexos da pandemia em seu negócio, que permaneceu 20 dias sem atividades. O restaurante ficou fechado por três meses atendendo apenas café da manhã e depois mais três meses somente com room service. “Tivemos nossa ocupação reduzida em mais de 50%, nosso faturamento diminuiu em 70% em alguns meses, nossa área de eventos não funciona desde março e nossos auditórios ficaram quatro meses sem utilização. Agora retomamos com restrição de ocupação e de categoria”.
O hotel restringiu os gastos fixos em 35%, reduziu a jornada de trabalho ou suspendeu o contrato com funcionários (utilizando os benefícios do Governo), negociou com as empresas prestadoras de serviço a redução do valor dos contratos mensais (segurança, sistema operacional, TV, telefone, internet e manutenção de elevadores), cortou todos os gastos e consumos desnecessários e diminuiu ao máximo os custos variáveis.
“Tomamos todas as providências para nos adaptar e tornar o Hotel seguro, seguindo os protocolos do Selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo. Tiramos toda a papelaria dos apartamentos e itens que não pudéssemos higienizar. Entregamos ao hóspede um kit higienizado na recepção com a chave do apartamento, controles e um QR Code com as informações da hospedagem. Disponibilizamos frascos de álcool gel em diversos pontos, adaptamos o café da manhã para ser servido na mesa e por pedido à la carte. A academia só pode ser utilizada com horário marcado”, explica a administradora ao comentar que alteraram os produtos de limpeza para que fossem eficazes à esterilização e ao combate do novo coronavírus.
De acordo com Carolina, o Sebrae/SC procurou o Hotel durante a fase mais crítica da pandemia, disponibilizando um diagnóstico. “Estamos participando atualmente de dois projetos: Agentes Locais de Inovação (ALI) e das consultorias gratuitas da Sala do Empreendedor. Recentemente, inscrevi a empresa em mais um projeto: Up Digital. Estamos nas primeiras reuniões, mas já houve muita troca de conhecimento tanto com os consultores quanto com os outros empresários. Além disso, estamos com várias diretrizes para organização de pessoal e serviços. Algumas medidas na área de marketing foram implementadas e estão dando resultados”, comemora.
Entre as ações propostas nas consultorias, a empresária destaca: levantamento dos pontos fracos da empresa; determinação clara das atividades dos diversos setores do Hotel e do restaurante; Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) bem definidos e detalhados; treinamento constante de pessoal e ações de marketing e estratégias específicas para esse momento de pandemia. “Como resultados obtivemos o aumento da ocupação e da procura para reservas no hotel e no restaurante. Ainda estamos montando os POPS, mas essa ferramenta já está causando mais conforto e facilidade no treinamento dos funcionários”, avalia.

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