Empresas recebem consultorias para superar os desafios impostos pela pandemia
Vinte empresas do trade turístico do município de Concórdia, no oeste catarinense, receberam consultorias gratuitas nas áreas de gestão de marketing, vendas, processos, custos e gestão financeira. Os atendimentos ocorrem pela parceria entre Sebrae/SC, Sala do Empreendedor local e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SEDETI). A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/SC desde 2017 no município.
A proprietária e administradora do Hotel Alvorada Concórdia, Carolina Reich Marcon Passero, relata os reflexos da pandemia em seu negócio, que permaneceu 20 dias sem atividades. O restaurante ficou fechado por três meses atendendo apenas café da manhã e depois mais três meses somente com room service. “Tivemos nossa ocupação reduzida em mais de 50%, nosso faturamento diminuiu em 70% em alguns meses, nossa área de eventos não funciona desde março e nossos auditórios ficaram quatro meses sem utilização. Agora retomamos com restrição de ocupação e de categoria”.
O hotel restringiu os gastos fixos em 35%, reduziu a jornada de trabalho ou suspendeu o contrato com funcionários (utilizando os benefícios do Governo), negociou com as empresas prestadoras de serviço a redução do valor dos contratos mensais (segurança, sistema operacional, TV, telefone, internet e manutenção de elevadores), cortou todos os gastos e consumos desnecessários e diminuiu ao máximo os custos variáveis.
“Tomamos todas as providências para nos adaptar e tornar o Hotel seguro, seguindo os protocolos do Selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo. Tiramos toda a papelaria dos apartamentos e itens que não pudéssemos higienizar. Entregamos ao hóspede um kit higienizado na recepção com a chave do apartamento, controles e um QR Code com as informações da hospedagem. Disponibilizamos frascos de álcool gel em diversos pontos, adaptamos o café da manhã para ser servido na mesa e por pedido à la carte. A academia só pode ser utilizada com horário marcado”, explica a administradora ao comentar que alteraram os produtos de limpeza para que fossem eficazes à esterilização e ao combate do novo coronavírus.
De acordo com Carolina, o Sebrae/SC procurou o Hotel durante a fase mais crítica da pandemia, disponibilizando um diagnóstico. “Estamos participando atualmente de dois projetos: Agentes Locais de Inovação (ALI) e das consultorias gratuitas da Sala do Empreendedor. Recentemente, inscrevi a empresa em mais um projeto: Up Digital. Estamos nas primeiras reuniões, mas já houve muita troca de conhecimento tanto com os consultores quanto com os outros empresários. Além disso, estamos com várias diretrizes para organização de pessoal e serviços. Algumas medidas na área de marketing foram implementadas e estão dando resultados”, comemora.
Entre as ações propostas nas consultorias, a empresária destaca: levantamento dos pontos fracos da empresa; determinação clara das atividades dos diversos setores do Hotel e do restaurante; Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) bem definidos e detalhados; treinamento constante de pessoal e ações de marketing e estratégias específicas para esse momento de pandemia. “Como resultados obtivemos o aumento da ocupação e da procura para reservas no hotel e no restaurante. Ainda estamos montando os POPS, mas essa ferramenta já está causando mais conforto e facilidade no treinamento dos funcionários”, avalia.
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