Postado em 20 de Maio de 2021 às 14h17

Projeto Sindiplasc na Escola coleta mais de 100 kg de tampinhas

Primeira entrega do material ocorreu nesta semana. Iniciativa tem por objetivo sensibilizar sobre a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente e neste ano envolve o Programa Novos Caminhos

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional - Primeira entrega ocorreu nesta semana.
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional - Primeira entrega ocorreu nesta semana.
O Projeto Sindiplasc na Escola fez a primeira entrega de tampinhas plásticas nesta semana. Foram arrecadados, desde fevereiro, mais de 100 kg de tampinhas pelo Colégio Dom Bosco, de Chapecó. Participaram da ação alunos, pais, professores e colaboradores da instituição. A coleta foi feita pela empresa Alcaplas, de Xanxerê, que faz a destinação correta do material. Com essa ação, a comunidade escolar contribuiu para reduzir a emissão dos gases de efeito estufa, o consumo de petróleo, de água, de energia elétrica, de resíduo de plástico em aterros e para geração de empregos na cadeia de catadores e cooperativas de reciclagem. A coleta segue até o fim do ano.
            Neste ano o projeto Sindiplasc na Escola inovou no formato. As ações contribuirão com o Programa Novos Caminhos, com a doação de brinquedos. O projeto está na terceira edição e é promovido pelo Sindicato da Indústria do Material Plástico do Oeste Catarinense (Sindiplasc), com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e do Colégio Dom Bosco.
            A iniciativa também conta com a colaboração da Alcaplas, com o programa Tampinha do Bem. De acordo com o empresário Alceu Lorenzon, o objetivo é buscar parcerias entre entidades que já possuem ou pretendem lançar projetos de coletas de tampinhas para arrecadação de fundos para ações beneficentes. “Nossa intenção é incentivar a reciclagem e fomentar ações socioambientais em Santa Catarina”, expôs.
O Sindiplasc na Escola foi criado em 2016. A intenção é formar cidadãos mais conscientes com relação à sustentabilidade, transmitindo informações que permitam identificar que reciclar é muito mais do que simplesmente separar os resíduos. “Cuidar do meio onde vivemos exige de todos nós compromisso. Percebemos a necessidade de despertar o comprometimento desde cedo para uma geração que vai se deparar com situações emergentes no mundo. Por isso, a importância de mobilizar e conscientizar, mostrando as vantagens e os benefícios da reciclagem para que possamos viver em uma sociedade com um ambiente mais equilibrado e ecologicamente correto, com melhor qualidade de vida”, realça o presidente do Sindiplasc, Roger Dos Anjos.
Neste ano, o projeto recebe também a parceria do SESI, SENAI e IEL e integra as atividades de responsabilidade social do Programa Eu Voluntário – iniciativa da FIESC que tem como propósito contribuir para o desenvolvimento social de Santa Catarina. As entidades estão com pontos de coletas em todas as suas unidades. Os recursos serão revertidos na compra de brinquedos para doar aos serviços de acolhimento atendidos pelo Programa Novos Caminhos.
O vice-presidente regional Oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, ressalta que a Federação apoia o projeto devido à importância do investimento na educação e na formação de jovens conscientes. “Estamos oportunizando que eles conheçam a indústria, desenvolvam o espírito empreendedor e os preparando para a vida. Será uma geração que no futuro estará no mercado de trabalho com um olhar para o mundo de forma consciente”, salienta.
O Programa Novos Caminhos iniciou em 2013 e tem a finalidade de qualificar e profissionalizar os adolescentes inseridos em serviços de acolhimento com idade a partir de 14 anos. É uma iniciativa da FIESC, por meio da área de Responsabilidade Social, da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ/TJSC), junto à Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) e Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Veja também

Diretores do Nucleovet visitam Programa Viver26/06/23 Para contribuir com a entidade, Núcleo Oeste de Médicos Veterinários realiza a Feijoada Solidária no dia 29 de julho...

Voltar para (Blog)