Postado em 02 de Março de 2023 às 15h14

Iraceminha elenca prioridades econômicas para desenvolvimento com foco no empreendedorismo

Município aderiu ao Programa Agente Territorial Sebrae (ATS) e recebeu a agenda setorial com ações pontuais


Agenda setorial foi entregue na prefeitura de Iraceminha.

O sucesso do desenvolvimento econômico de um município passa por diversos fatores e conta com o trabalho articulado de muitas mãos. Em Iraceminha, no Extremo Oeste de Santa Catarina, a Administração Municipal adotou ações para impulsionar ainda mais o crescimento sustentável com foco na melhoria da qualidade de vida dos munícipes. Recentemente, o Poder Público aderiu ao Programa Agente Territorial Sebrae (ATS) e elencou as prioridades econômicas.
“Estamos tendo uma experiência muito positiva com o Sebrae/SC através do trabalho do agente territorial Oender Pagliari. Formamos um grupo de trabalho que possibilitou apresentar informações e números que nos levaram a refletir. A partir disso, começamos a discutir quais seriam as prioridades do município e elencamos a indústria, o comércio e o agronegócio como foco para o trabalho”, explica o secretário de Administração e Fazenda, Evandro João Rauber.
O secretário explica que foram realizados vários encontros para determinar as metodologias e ações para elencar as prioridades de desenvolvimento econômico. “Estamos na fase de implementação dessas ações. Por meio desse trabalho do ATS também conhecemos melhor o Programa Cidade Empreendedora e firmamos com o Sebrae/SC a intenção de negociação para aderirmos em nosso município mais esse programa. Está sendo uma experiência muito positiva que, com certeza, trará bons resultados para a expansão de Iraceminha”, acrescenta.
A Administração Municipal recebeu, recentemente, a agenda setorial que organiza a metodologia de trabalho do ATS. O gestor regional do programa ATS no oeste, Réges Chimello, explica que as prioridades de atuação foram elencadas com a participação de representantes do Poder Público, da indústria, do comércio e do agronegócio, a fim de ouvir todas as demandas mais urgentes para cada setor e, a partir disso, determinar estratégias de atuação com foco no empreendedorismo e no desenvolvimento econômico sustentável.
“O programa tem como foco municípios com até 15 mil habitantes e visa prestar consultoria e dar acompanhamento à implementação de estratégias de desenvolvimento econômico, políticas públicas e articulação de uma rede de agentes regionais de fomento ao empreendedorismo”, explica Chimello.
Segundo o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, o ATS tem na abordagem territorial a principal estratégia para convergir recursos, atores e processos em prol do desenvolvimento de forma sustentável e competitiva.
“O Sebrae entende que os pequenos negócios têm um papel preponderante no desenvolvimento territorial e das cadeias de valor. Para contribuírem de forma efetiva com a dinamização da economia, esses empreendimentos necessitam contar com um ambiente propício ao seu desenvolvimento, com infraestrutura adequada, com serviços e conhecimentos integrados e responsivos, além de políticas e regulações que incrementem sua competitividade e sustentabilidade”, pontua.
Trennepohl ressalta a importância da união de esforços entre Poder Público, indústria, comércio e agricultura para o desenvolvimento econômico de Iraceminha. “O Sebrae/SC vem para somar esforços com todos esses agentes de transformação local que conhecem a realidade diária de cada segmento da economia. O crescimento do município passa pelas mãos de todas as pessoas que ajudam a construir um lugar melhor para se viver. São iniciativas muitas vezes simples, mas que fazem toda a diferença para o desenvolvimento local”, finaliza.
 
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Veja também

Cidasc alerta para focos de raiva bovina na Grande Florianópolis28/05/19 Vacinação contra raiva se torna obrigatória na Grande Florianópolis. Após a confirmação de focos da doença em Tijucas e Biguaçu, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) reforça os trabalhos na região e pede a colaboração dos produtores rurais. Todos os bovinos, suínos e......

Voltar para (Blog)