Postado em 10 de Setembro de 2021 às 16h32

Programa de Aceleração de Núcleos: Curso aprimora profissionais para atuar com consultoria e assessoria

Capacitação terá dez encontros on-line e abordará sobre as melhores práticas metodológicas para elaboração de projetos

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
A consultoria empresarial contribui para que as organizações prosperem por meio da utilização de métodos e ferramentas já aplicados e testados e que, na maioria das vezes, não são de conhecimento do empresário. Para isso, também é preciso de consultores preparados para orientar e auxiliar os gestores. Essa é uma das preocupações do Núcleo de Assessorias e Consultorias (NAC) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) que iniciou, recentemente, um curso de aprimoramento profissional.
A capacitação é ofertada pelo Núcleo por meio do Programa de Aceleração de Núcleos Empresariais (PAN), uma iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em parceria com o Sebrae/SC. No total, serão dez encontros on-line em grupo com o instrutor Roberto Morais, especialista em Gestão Empresarial e em Gestão Estratégica de Pessoas e Inovação. Também haverá uma mentoria individual com cada participante do curso.
O coordenador do NAC, Gustavo Henrique Marques Menezes, explica que o objetivo do projeto é permitir que as empresas pertencentes ao Núcleo possam aumentar sua produtividade, compreendendo as melhores práticas metodológicas de um projeto de consultoria. “Existe um padrão de metodologia para todas as áreas de atuação dentro das consultorias e assessorias. Nossa intenção é nivelar os conhecimentos relacionados às principais metodologias, desenvolver e implantar um modelo, criar uma identidade de atuação com premissas comuns para o Núcleo, além de desenvolver a identidade de cada consultor e elevar a performance do grupo na prática da consultoria”, acrescentou Menezes.
A consultoria e a assessoria empresarial são áreas em expansão. Por meio delas, os profissionais identificam e solucionam problemas das empresas, além de orientar a gestão do negócio. “É uma orientação para que a organização tenha uma gestão eficiente e competitiva, melhorando a produtividade, o crescimento e a tomada de decisão”, frisou o coordenador do Núcleo.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, destacou que o objetivo do PAN é aumentar a eficiência e produtividade por meio da aplicação de técnicas e processos automotivos inovadores relacionados ao setor. “Nesta parceria com a ACIC Chapecó – por meio do Programa Empreender –, oportunizamos aos profissionais e às empresas de consultorias e assessorias integrantes do Núcleo condições necessárias para aprimorar conhecimentos, com uma contrapartida do Sebrae/SC por meio do programa PAN, auxiliando também na estruturação dos pequenos negócios”.
SOBRE O PAN
O propósito do PAN 2021 é aumentar a competitividade das microempresas (ME), microempreendedores individuais (MEI), empresas de pequeno porte (EPP) e produtores rurais do Sistema Facisc, integrantes dos núcleos setoriais do Programa Empreender, por meio de projetos que contemplem em suas propostas os eixos de produtividade, gestão empresarial e acesso ao mercado.

Veja também

Governador apresenta Nova Ferroeste a catarinenses que estão investindo no Paraná04/12/23 Proposta do Governo do Paraná, linha férrea vai ligar produtores de grãos das regiões Sul e Centro-Oeste a cooperativas produtoras de alimentos do Paraná e Santa Catarina a baixo custo logístico. A catarinense Aurora Coop assumiu recentemente uma planta industrial de suínos das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal....

Voltar para (Blog)