Postado em 07 de Março de 2022 às 14h55

Novidades das legislações são abordadas em capacitação regional do Programa Cidade Empreendedora

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Agentes de desenvolvimento e atendentes das Salas do Empreendedor dos municípios que aderiram ao ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora das regiões oeste, meio oeste e extremo oeste participaram, na última sexta-feira (4), do Workshop Sala do Empreendedor, em Chapecó. Entre as temáticas abordadas estiveram Canvas, modelo de negócios inovadores, controles financeiros, Portal do Simples Nacional, emissão da guia DARF pelo Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais (Sicalc), novo portal do Sebrae, gameficação e painel para o selo nacional das Salas do Empreendedor, e Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para microempreendedores individuais (MEIs).
Participaram representantes dos municípios de Anchieta, Caxambu do Sul, Cordilheira Alta, Guarujá do Sul, Itapiranga, Lajeado Grande, Lindóia do Sul, Maravilha, Marema, Palma Sola, Pinhalzinho, Saltinho, Seara, Xanxerê, Xaxim e Zortéa. O workshop, promovido pelo Sebrae/SC, teve programação dividida entre básico e avançado para que os participantes pudessem compartilhar experiências, boas práticas, soluções e conteúdos especiais para o desenvolvimento dos municípios. Ministraram o workshop as consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Barbara de Oliveira e Sueli Lyra.
Para Bárbara, a principal contribuição proporcionada por essas capacitações regionais é a atualização, em virtude das constantes mudanças das legislações brasileiras. “Neste ano, por exemplo, já temos várias novas medidas em vigor. Então, conforme o Governo Federal implementa os aperfeiçoamentos repassamos as novidades aos agentes locais, para que eles possam atender os empresários com o máximo de informações possíveis”, explicou. Segundo ela, como tema paralelo do workshop esteve as estratégias de como a Sala do Empreendedor pode auxiliar os empresários em relação aos controles financeiros, planejamento e inovação. “Também apresentamos todo o portfólio disponibilizado gratuitamente pelo Sebrae/SC para fortalecer os pequenos negócios”, comentou.
Bárbara também falou sobre os resultados obtidos pelos municípios que aderiram ao ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora. “Os indicadores são muito maiores nos quesitos de boas práticas, qualidade de atendimento e humanização da prestação do serviço. Isso ocorre porque os municípios que não executam o programa focam mais na abertura de empresa, enquanto que os municípios com o Cidade Empreendedora têm uma série de ações paralelas, como cursos, capacitações, consultorias, engajamento com os parceiros, eventos e feiras que contribuem para a melhoria do ambiente de negócios”, argumentou.
Sueli explicou que muitas alterações passam a vigorar a partir da segunda-feira (14), como mudanças no portal Gov.br, que é utilizado para formalizar a empresa, além de passar a exigir selos de confiabilidade. Outras novidades para este mês são a disponibilização pelo Governo Federal do teto de limite para o faturamento de R$ 251,6 mil/por ano para o MEI Caminhoneiro e a Jornada do Empreendedor, que é uma trilha de autoconhecimento. “Temos muitas mudanças positivas que transmitimos à equipe de atendimento nos municípios e também para que os gestores públicos conheçam e apoiem o empreendedor. Acredito que todas essas mudanças vão gerar mais desenvolvimento econômico, incremento na arrecadação, incentivo nas formalizações e os empreendedores poderão crescer”, avaliou.
A agente de desenvolvimento de Xaxim Juliana De Marco enfatizou que esses workshops regionais são importantes para adquirir conhecimentos que, posteriormente, refletem no atendimento com excelência das demandas dos empreendedores locais. “São transmitidas muitas informações atuais e repassadas ferramentas atuais e com elas contribuímos para aprimorar a organização do pequeno negócio, a gestão financeira e na construção de uma base sólida para empresa”, destacou.
De acordo com a agente de desenvolvimento de Palma Sola Aline Bellé essas iniciativas são interessantes por proporcionarem a troca de experiências com outros servidores municipais, que atuam em municípios de porte semelhante e com desafios parecidos. “Podemos extrair insights e aplicar as práticas mais exitosas em nossa atuação cotidiana, sempre oferecendo o melhor suporte aos empresários e também para quem deseja empreender”, enfatizou.
A gestora regional do Cidade Empreendedora no oeste, Gabriela da Costa Heming, destacou que as Salas do Empreendedor são estratégias importantes para impulsionar o desenvolvimento econômico nos municípios. “Os encontros regionais estão voltados a capacitar os atendentes para que prestem esse serviço gratuito de maneira rápida e assertiva, com orientações práticas sobre os procedimentos burocráticos. Agradecemos o empenho e o comprometimento de todos os agentes de desenvolvimento e os atendentes das Salas do Empreendedor dessas três regionais que têm contribuído para fortalecer os pequenos negócios”, observou.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  
 

Veja também

Atendimento qualificado para excelência e encantamento dos clientes14/10/19 Atendimento de qualidade era considerado um diferencial na prestação de serviços ou na comercialização dos produtos. Porém, na atualidade, o consumidor está cada vez mais exigente e consciente do que almeja para atender seus anseios e suas necessidades. Por isso, esse requisito é imprescindível na atuação de qualquer negócio e pode......
ATeG Pecuária de Corte encerra segunda turma de Tubarão 23/12/21   O encerramento da segunda turma da ATeG/Bovinocultura de Corte e a sensibilização do terceiro grupo do programa ocorreu na última semana, em Tubarão. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural......

Voltar para (Blog)