Postado em 27 de Junho de 2022 às 16h38

Lajeado Grande recebe homenagem pela simplificação de processos para abertura de empresas

 
A Administração Municipal de Lajeado Grande, no oeste catarinense, recebeu do Sebrae/SC o Selo Município Empreendedor, que reconhece as práticas implementadas para a simplificação do ambiente de negócios conforme o que preconiza a Lei de Liberdade Econômica. A homenagem foi entregue durante a etapa estadual do Seminário Brasil Mais Simples, realizado em Florianópolis. Essa iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC, que permite que os municípios instituam estratégias e avancem em ações práticas que visem apoiar e fomentar o desenvolvimento econômico local.
O evento proporcionou o debate sobre a importância da simplificação dos processos do serviço público e da desburocratização para melhoria do ambiente de negócios. De acordo com o vice-prefeito Ivan José Baggio é uma honra receber esse reconhecimento que valoriza os esforços da Administração Municipal em garantir o livre exercício da atividade econômica, fomentar a economia local, simplificar processos internos, contribuir para a transparência, economia de tempo do empreendedor e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. “Estamos muito contentes com os resultados proporcionados pelo Programa Cidade Empreendedora em Lajeado Grande. Aos poucos estamos tornando o ambiente de negócios mais atrativo e as empresas locais mais competitivas”, avalia.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste Udo Martin Trennepohl reforça que os municípios que aderiram ao Programa Cidade Empreendedora têm colhido “bons frutos”. Ele cita como exemplo a redução do tempo médio para abertura de empresa, o incremento do número de empresas formalizadas, a melhoria da economia local, a diversificação de atividades econômicas, o fomento ao empreendedorismo e a ampliação da visibilidade das ações das Administrações Municipais. “Temos excelentes exemplos na região oeste e muitos municípios se tornaram referência em algumas áreas”, argumenta.
Participaram do evento aproximadamente 300 pessoas, entre secretários de desenvolvimento econômico, servidores municipais e fiscais responsáveis pelo registro e licenciamento de empresas dos municípios que aderiram a este ciclo do Cidade Empreendedora. Também estiveram presentes representantes do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretarias de Meio Ambiente, Junta Comercial do Estado de Santa Catarina, Casa Civil do Estado, Tribunal de Contas do Estado e Receita Federal.
Cidade Empreendedora
O programa busca dinamizar a economia, gerar renda, emprego e produtividade por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento. Neste ciclo a atuação tem como base cinco pilares: liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras públicas e educação empreendedora.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.
 

Veja também

Cordilheira Alta lança Plano Estratégico do Turismo24/03/23 O estudo elaborado pela parceria Sebrae/SC e Governo Municipal, por meio do Programa Cidade Empreendedora, foi lançado nesta semana (Foto: Divulgação)....

Voltar para (Blog)