Postado em 15 de Janeiro às 14h17

Sindicont Chapecó: Atualizações essenciais para o contador

Atualização evitam erros e prejuízos para os escritórios e clientes. 

Para abordar as atualizações do eSocial, as obrigações acessórias mensais e o domicílio eletrônico trabalhista o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) promoveu, na última semana, o primeiro curso de 2024.A instrutora Tatiana Golfe esclareceu dúvidas frequentes sobre o cronograma de implementação, demonstrando a aplicação correta das normas. Além disso, trabalhou questões relacionadas à DCTFWEB e ao FGTS Digital.
“O início do ano é um momento importante para os empresários, que costumam procurar um novo planejamento contábil e tributário”, apontou Tatiana. Nesse contexto, os contadores precisam estar preparados para oferecer as melhores soluções para seus clientes. “Isso é interessante porque muitas vezes os alunos trazem situações do cotidiano, e conseguimos fornecer respostas e soluções de forma cautelosa, mas também flexível, promovendo uma comunicação mais eficiente entre o contador e o empresário.”
A instrutora explicou que para o curso foi preparado “um breve resumo de 2023 para que todos estejam bem informados sobre o que aconteceu. Abordamos também normas validadas a ocorrer a partir de janeiro, como o eSocial, que passa por constantes atualizações devido às mudanças na legislação e naquilo que ele substitui, tornando-se assim um único banco de dados”. Tatiana explicou que os profissionais estão constantemente sobrecarregados de atividades e agora será incluído o FGTS digital, com detalhes que entram em vigor a partir de março, com pagamento via PIX e a nova data de recolhimento e aspectos referentes à recente mudança na desoneração da folha de pagamento.
Detalhadamente foram vistos os temas como a sequência de envios de eventos ao eSocial, cadastro inicial, cadastramento de empregados, admissões e não periódicos. Além disso, eventos de tabelas, a importância de cadastrar corretamente as informações da empresa, informações do empregador, tabela de estabelecimentos, obras ou unidades de órgãos públicos.
"O eSocial é um sistema complexo e que exige um alto grau de precisão. Qualquer erro no preenchimento dos dados pode resultar em multas e penalidades para as empresas e como entidade, queremos colaborar para evitar esse tipo de situação", explicou o presidente do Sindicont, Carmo Alex. Isso significa que os treinamentos presenciais representam uma oportunidade para os alunos compartilharem seus casos do dia a dia com os professores, que entendam melhor as necessidades dos alunos e para que possam passar informações sempre relevantes.

Tatiana Golfe e Airton Cellupi na abertura do curso

Veja também

Dia das Crianças anima lojistas02/10/20 Apesar do momento de cautela, setor mantém expectativa de aumento nas vendas...

Voltar para (Blog)