Postado em 25 de Novembro de 2022 às 16h04

Inovação, desenvolvimento e crescimento sustentável são destaques em Maravilha

Ações e benefícios dos programas do Sebrae/SC foram demonstrados durante a FECIMAR

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
As ações de inovação envolvendo o Programa NaSCer, do Brasil + ALI e do Cidade Empreendedora, realizado pela Prefeitura de Maravilha e o Sebrae/SC foram apresentados durante o mês de novembro na FECIMAR 2022. O evento teve sucesso de visitação e resultou em um volume de negócios de mais de R$ 74,8 milhões, segundo a Comissão Central Organizadora.
Na avaliação do contador da prefeitura de Maravilha, Cláudio Zembruski, a expectativa de retorno para o município é aproximadamente R$ 2 milhões em arrecadações calculadas as alíquotas de impostos conforme a legislação vigente e repartidas conforme o pacto tributário.
O presidente da Fecimar e vice-prefeito Jonas Dall’Agnol comemorou o grande volume de negociações e a aprovação da feira pelos expositores, patrocinadores e visitantes que responderam pesquisa de satisfação. “O legado da Fecimar 2022 é muito positivo para todos. Obras, reconhecimento de Maravilha no cenário regional, retorno em arrecadação, volume de negócios, credibilidade, confiabilidade de investidores do município, expositores e visitantes”, disse.
SEBRAE/SC NA FECIMAR
A gestora regional do programa, Carine Ribeiro, explica que, além dos resultados apresentados nos programas, o espaço do Sebrae/SC na feira foi utilizado para as consultorias. Algumas empresas do Programa NaSCer permaneceram no estande durante a FECIMAR divulgando seus produtos e serviços assim como os empresários atendidos pelo Programa Brasil + ALI. “Disponibilizamos o espaço para as empresas atendidas pelo ALI que não puderam comprar estande para divulgarem suas empresas. O núcleo de inovação de Maravilha também utilizou o espaço para conexões e divulgação do 1º Startup Weekend, de Maravilha”, destaca.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, explica que o programa de Agentes Locais de Inovação (ALI) é uma parceria entre o Sebrae e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “O agente é capacitado para atender e identificar necessidades dos pequenos negócios, buscando soluções inovadoras para cada empresa”, cita.
Já o Programa NaSCer, que conta com apoio do Sebrae/SC e a Fapesc (Fundo de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), tem como objetivo incentivar a criação de uma rede de inovação no estado de Santa Catarina por meio da pré-incubação de negócios criativos e inovadores.
O processo que possui duração de cinco meses, é suportado pela metodologia TXM Business combinada com uma série de palestras, workshops, mentorias e networking que facilitam aos idealizadores desenvolverem e validarem suas ideias diante do mercado.
CIDADE EMPREENDEDORA
A prefeitura de Maravilha aderiu o ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora, que tem como foco a aproximar a gestão pública dos pequenos negócios locais por meio de um ambiente de estímulo ao desenvolvimento econômico sustentável do município e ao progresso.
Com base de atuação em cinco pilares: liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras públicas e educação empreendedora, o programa une ações estratégicas para gerar emprego, renda e oportunidades de negócios. “Os eixos foram pensados para que o município organize e impulsione o seu ambiente de negócios indo de encontro ao objetivo central do programa que é a transformação local por meio da implantação de políticas de desenvolvimento com base em eixos estratégicos”, acrescenta Trennepohl.
O prefeito de Maravilha, Sandro Donati, reconhece os resultados alcançados por meio das ações do Sebrae/SC, em específico do Cidade Empreendedora, e cita que desde que o município aderiu ao programa muitos foram os benefícios. Entre eles, Donati cita a redução no tempo médio para abertura de empresas, incentivo e fomento à agricultura familiar e fortalecimento de pequenos negócios, entre outros resultados positivos a médio e longo prazo no que diz respeito ao desenvolvimento econômico de forma sustentável, visando sempre qualidade de vida e bem-estar aos moradores e a todos os visitantes que passarem por Maravilha.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.

Veja também

Programa explana sobre práticas do sistema bancário em tempos de pandemia07/10/20 O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), por meio do Programa de Educação Sistema Fecontesc/Sindiconts, com apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC), promove um bate papo com o tema “Perícia em Foco – Discussões Sobre Contratos Bancários em Tempos de Pandemia”. Será nesta quinta-feira (08), das 13h30......

Voltar para (Blog)