Postado em 18 de Dezembro de 2023 às 16h06

Alunos da Escola Sesi Chapecó se classificam no Grand Prix Senai nacional

Projeto apresentado pelo grupo Escola SESI Chapecó

 
            A Escola SESI de Chapecó recebeu a classificação de segundo lugar na categoria saúde, nesta quarta-feira (13) nos resultados do Grand Prix Inovação 2023. Um desafio nacional lançado aos estudantes com questões relacionadas às cinco temáticas: Automação, Automotiva, Saúde, Tecnologia da Informação e Têxtil e Vestuário. Outras sete equipes do SENAI e do SESI de Santa Catarina chegaram ao pódio, classificando-se na primeira, segunda ou terceira colocação.
            O evento contou com participação recorde de 1.902 equipes formadas por 8,9 mil estudantes de 868 instituições de ensino públicas e particulares. A equipe do SESI em Chapecó ficou em segundo lugar na categoria Júnior no desafio da área de saúde, apresentado pelo Hospital Sírio Libanês. A proposição foi de aprimorar a inclusão multigeracional na área da saúde.
A orientadora pedagógica Liane Barreto apontou que neste de ano, o evento abriu a categoria Júnior para alunos do Ensino Médio. “A escola está muito feliz por ter participado do Grand Prix pela primeira vez e por ter ganhado uma premiação. Isso mostra que a metodologia STEAM, que utilizamos, é bem-sucedida com a abordagem educacional que integra as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Ela incentiva os alunos a resolver problemas de forma criativa e colaborativa, aplicando conhecimentos de diferentes áreas.”
Cinco perguntas orientaram os estudantes de Chapecó neste desafio. Foram as seguintes: "como podemos promover uma cultura de respeito e diversidade entre profissionais de saúde de diferentes gerações?", "olhando para o mercado de trabalho atual e o aumento do público 50+ fora do mercado de trabalho com necessidade de empregabilidade, quais os movimentos necessários para incluir e contribuir com contratações assertivas?", "como engajar gestores(as) da área da saúde a contratar profissionais independentemente da idade?", "olhando o cenário atual, como podemos contribuir com diversidade, com ênfase no público 50+ com processos inovadores?", "como incluir profissionais de diferentes idades no protagonismo da tecnologia e inovação voltada para a área da saúde?".
Para os alunos da Escola SESI a solução envolveria a implementação de um sistema de trainee com apadrinhamento para o público idoso. Nesse programa inovador, os profissionais 50+ seriam contratados em um regime de trainee, sendo apadrinhados por colaboradores mais jovens. Os benefícios seriam tanto para o público idoso, como para a sociedade com a redução do desemprego na faixa etária 50+, impacto positivo na saúde mental e bem-estar, redução dos índices de aposentadoria prematura e a melhoria das relações multigeracionais e amenização do etarismo nos dias atuais.
Desafios reais
Para cada temática, uma companhia referência na área lançou um desafio real. Foram elas: Finder, Jaguar Land Rover, Hospital Sírio Libanês, Amazon Web Services (AWS) e Grupo Malwee. As equipes inscritas competiram em três categorias: júnior (alunos do ensino médio), avançado (cursos técnicos, de aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento) e sênior (graduandos).
Premiação
O GP envolveu ainda 469 mentores e 380 avaliadores. Os campeões em cada categoria ganham uma viagem técnica em 2024 a um ecossistema de inovação. Os segundos e terceiros colocados ganham 30 mil e 20 mil SENAI Coins respectivamente, que podem ser utilizados em produtos ou cursos SENAI.
Confira os destaques do SESI e do SENAI de SC
Desafio: Automação - Finder: Como promover crescimento de negócios de pequeno ou médio porte com Finder Opta através da Transformação Digital?
  • Categoria Júnior - 2º lugar: SENAI Brusque e EEB Feliciano Pires
Desafio Automotiva – Jaguar Land Rover: Como melhorar a inclusão de trabalhadores PcD’s com deficiência nas mãos no processo de produção na Jaguar Land Rover?
  • Categoria Júnior - 3º lugar: SENAI de Caçador (SC)
  • Categoria Avançado - 1º lugar: SENAI Brusque (SC)
  • Categoria Sênior - 1º lugar: Uniarp, EEB Paulo Schieffler e SENAI Caçador (SC)
Desafio Saúde - Hospital Sírio Libanês: Como aprimorar a inclusão multigeracional na área da saúde?
  • Categoria Júnior - 2º lugar: SESI Chapecó (SC) 
Desafio Têxtil e Vestuário - Grupo Malwee: Os desafios da indústria têxtil com a redução de mão de obra qualificada na costura. 
  • Categoria Júnior - 2º lugar: SESI Concórdia (SC) 
  • Categoria Avançado - 3º lugar: SENAI Guaramirim (SC)

Veja também

Voltar para (Blog)